Notícias

Serviços

Ouça este post.

Fórum de Sustentabilidade de Salvador vai reunir cinco eventos no Palacete TiraChapéu para impulsionar projetos socioambientais e novos negócios no Centro Histórico e na Bahia

Genilson Coutinho,
16/05/2025 | 19h05

Lideranças empresariais, entidades culturais, especialistas em sustentabilidade e a comunidade vão se reunir no Palacete TiraChapéu, no Centro Histórico de Salvador, em torno de um compromisso comum: construir um futuro mais sustentável e inclusivo. Durante os três dias do Fórum, serão promovidos diálogos, fomento à inovação e proposição de ações em prol do desenvolvimento socioambiental da região.

Destaque: Apresentação da Plataforma Socioambiental do Palacete TiraChapéu e sua contribuição para o território do Centro Histórico de Salvador.

“Salvador é uma cidade com alma — viva, densa, ancestral. Mas também carrega feridas urbanas, sociais e ambientais que exigem cuidado e visão de futuro. Um Fórum como este não é apenas necessário, é urgente. Ele promove encontros entre quem pensa, constrói e vive a cidade. Vejo neste momento uma oportunidade concreta de transformação do Centro Histórico em um território de inovação, onde o passado inspira soluções para o presente e onde a sustentabilidade deixa de ser discurso e vira prática integrada — no espaço, nas relações, na cultura e na economia. Precisamos repensar a cidade como ecossistema, e isso só se faz com diálogo, ação coletiva e coragem para experimentar novos caminhos”, ressalta o arquiteto Marcelo Safadi, membro da equipe responsável pelo restauro do Palacete TiraChapéu e um dos idealizadores do Fórum.

Cinco eventos vão compor a programação:

Fórum Centro Histórico Sustentável – 26/05

No primeiro dia do Fórum, a Elysium Sociedade Cultural e o Palacete TiraChapéu vão apresentar o projeto Centro Vivo, uma iniciativa de ESG para promover o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade socioambiental no Centro Histórico de Salvador. Em uma série de painéis, serão debatidos temas como turismo, desafios urbanísticos e a indústria criativa.

Manifesto ESG Bahia IDESTE – 27/05

O Hub ODS Bahia vai apresentar o Manifesto ESG, voltado para a capacitação de profissionais e estudantes das áreas de engenharia, geociência, agronegócio e outros entusiastas de áreas correlatas em práticas ESG — Ambiental, Social e Governança.

Promovido pelo Instituto IDESTE, as temáticas abordadas pelo Manifesto ESG Bahia englobam a atuação do Hub ODS Bahia, a internacionalização sustentável e o papel das câmaras de comércio, o ESG como diferencial competitivo no agronegócio e estratégias para transição energética sustentável.

Fórum ESG AMCHAM – 28/05

O objetivo será fomentar a inovação por meio de painéis, debates e apresentação de cases de sucesso, além de gerar oportunidades de negócios, parcerias em mesas de negociação e pitches de projetos socioambientais.

Encontro de Entidades do Pelourinho – 28/05

Momento de reunir para integrar as entidades que atuam no Centro Histórico de Salvador e fazem a diferença no enfrentamento dos desafios socioeconômicos e culturais da região.

Mostra de Produtos Sustentáveis – 23 a 28/05

Uma exposição vibrante que vai integrar arte, design, moda, gastronomia e soluções eco-friendly  –reunindo artesãos, artistas consagrados e afroempreendedores de Salvador em uma mostra da arte produzida no Pelourinho.

A programação completa e a área para inscrição online gratuita no evento estão no link

O Fórum de Sustentabilidade de Salvador é parte do Programa de Responsabilidade Socioambiental e Educação Patrimonial do Palacete TiraChapéu e da Elysium Sociedade Cultural, uma das contrapartidas sociais do projeto de restauro do prédio histórico. Viabilizado pela Lei Rouanet, o Programa tem o apoio das empresas Elo, Coca-Cola, PicPay, Eletrobras, BahiaGás, Paper Excellence, Vinícola Uvva e Sost Distribuidora.


Instagram: @palacetetirachapeurestauro

Sobre a Elysium Sociedade Cultural

Fundada em 1989, a Elysium Sociedade Cultural é uma organização dedicada à preservação do patrimônio artístico e cultural do Brasil. Com uma atuação marcada pelo compromisso com a memória coletiva e a valorização da cultura, a Elysium tem desempenhado um papel fundamental na recuperação de importantes patrimônios históricos, a exemplo do Jockey Club de São Paulo; das ruínas da Igreja de São José da Boa Morte, em Cachoeiras de Macacu (RJ); e do Casario de Crixás, em Goiás.

Site: elysium.org.br
Instagram: @palacetetirachapeurestauro
                  @elysiumsociedadecultural