A 8° edição do Festival Sabores de Itacaré teve início (14), mostrando sua força e a crescente relevância do evento que fortalece o turismo e gera empregos. Com uma programa gratuita de shows, aulas-shows, feira de artesanato e a agricultura famosa, o festival atraiu turistas, moradores de Itacaré e região em uma das edições mais elogiadas e participativas.
Com o tema “Da origem ao prato” os agricultores mostram a sua força na produção e os chefes demonstraram o que é possível fazer com os produtos da terra. A ideia de juntar todos os expositores de artesanato aos produtores da agricultura familiar foi uma sacada de mestre e que deu muito certo.
Esse formato enxuto e diverso provou que o festival é um sucesso, as pousadas estão lotadas com cartazes de “não temos vagas” durante todos os dias do festival para alegria dos empresários após quase dois anos com o turismo parado devido a pandemia do Covid-19.
Os restaurantes não deixaram a peteca cair, todos estavam participando do festival com seus pratos na programação e um cardápio variado. O ponto de encontro era a Praia da Concha que além da vista local as cabanas enlouquecem o visitante com a variedade de drinks e pratos incríveis.
E nessas minhas andanças quero deixar aqui como dica a Cabana Ariramba, um lugar delicioso com drinks maravilhosos e uma vista para o mar deslumbrante, além do carisma de Marcelo e Paula sempre com um sorriso no rosto ao nos receber. Outra dica é o Jambu da Mag, espaço coladinho com a Pousada Estrela , lá encontramos muita cachaça, gastronomia e simpatia.
E durante esses dias de giros fui buscar os empreendedores LGBTQIAP+ na feira e encontramos Cássio e Erick com suas luxuosas criações de bolsa e sandálias . E Fernando Queiroz com seus chocolates apaixonantes de dar aguar na boca. Eles nos contaram um pouco sobre seus negócios nos vídeos no feed do nosso Instagram.
A realização do evento conta com apoio da Prefeitura de Itacaré, por meio da Secretaria de Turismo, em parceria com o Governo Estado . Iniciado em 2014, o evento já promoveu inúmeros encontros entre chefs, produtores, apreciadores da área, jornalistas e formadores de opinião com o público e segue atraindo visitantes de todo o país.
Com realização entre os dias 14 e 24 de outubro, o evento conta com a proposta de valorização da agricultura familiar e, bem como ocorreu no ano anterior, conta com uma limitação de público em razão da pandemia da Covid-19. Seguindo o Decreto Estadual, o evento conta com uma limitação de público e permite a presença de até 500 pessoas simultaneamente dentro do circuito gastronômico. A estimativa é que duas mil pessoas visitem o espaço diariamente.
Nosso editor Genilson coutinho viajou ao evento a convite da Prefeitura de Itacaré e da Secretaria de Turismo.