Festival Beirú das Artes Negras reúne debates sobre arte LGBTQIAPN+ e empreendedorismo cultural
As Giras Temáticas estão entre os momentos mais esperados do FESTBAN – Festival Beirú das Artes Negras, que chega à sua sexta edição em 2025. Realizado pelo Instituto de Formação em Arte – IFÁ (@ifa.arte ), o evento celebra o mês da Consciência Negra com uma programação que valoriza a arte como ferramenta de diálogo, resistência e transformação social.
No dia 25 de novembro, o Teatro da UNEB recebe dois encontros abertos ao público e com classificação livre, que propõem reflexões sobre diversidade e sustentabilidade no fazer artístico. Pela manhã, das 9h às 12h, acontece a Gira Temática 1, com o tema “Produções artísticas LGBTQIAPN+ nas comunidades”, reunindo artistas e pesquisadores para discutir representatividade, linguagem e territorialidade na arte contemporânea.
À tarde, das 14h às 17h, será realizada a Gira Temática 2, com o tema “Empreendedorismo Artístico”, abordando caminhos para o fortalecimento da economia criativa e o protagonismo de artistas periféricos.
As Giras Temáticas compõem o conjunto de ações do FESTBAN, que ao longo de novembro ocupa o bairro do Cabula com oficinas artísticas, intervenções urbanas, apresentações e mostras no Teatro da UNEB, ampliando o acesso à cultura e promovendo a valorização da identidade afro-brasileira.
O festival é uma realização do IFÁ, e foi contemplado pelo Edital nº 8/2024 – Fomento a Festivais e Grupos Artísticos, com financiamento do Governo do Estado da Bahia, por meio da SecultBA, via Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), do Ministério da Cultura – Governo Federal.
SERVIÇO:
FESTBAN VI – Festival Beirú das Artes Negras
Cabula – Salvador, BA
03 a 27 de novembro
Programação gratuita
Mais informações: @ifa.arte
PROGRAMAÇÃO:
- Giras Temáticas – Palestras e rodas de conversa
25/11 — Teatro da UNEB | 9h às 12h e 14h às 17h. - Mostra Palco – Apresentações Artísticas
26/11 — Teatro da UNEB | a partir das 15h.
SOBRE IFÁ
O IFÁ (Instituto de Formação em Artes), espaço de formação artística com ênfase na qualificação inicial e continuada, tem como diretriz a cultura afrodiaspórica e a valoriza o ser Negro. O Instituto compreende a arte em sua capacidade simultânea
de emocionar e provocar a reflexão, como via poderosa de mobilização e transformação artístico, educacional e social dos sujeitos na sociedade contemporânea, além de ser uma forte aliada no combate ao racismo e outras mazelas presentes em nosso dia a dia.
No IFÁ as artes, em seus diversos segmentos, se encontram e pulsam na mesma sintonia, pois de maneira sinérgica, no palco da vida, pretende-se contribuir com a trajetória de todos e todas, que escolherem o fazer artístico como profissão ou ferramenta de educação, para uma sociedade mais justa e menos desigual.
