Fanta Maria e Pandora Luzia retomam a temporada no palco do TEATRO MÓDULO, na Pituba, a partir de 05 de JULHO, sempre às SEXTAS ÀS 20H, com o espetáculo FANTA & PANDORA, UMA FOLIA EM CENA.
Com as duas professoras mais serelepes do pedaço, interpretadas pelos atores Rodrigo Villa e Lelo Filho (que também assina a direção do espetáculo) entra em cena também Paloma, personagem interpretado pelo ator Maurício Martins, em homenagem a Moacir Moreno, um dos fundadores da trupe há 37 anos. Mas os “patifes”, cuja marca registrada é o improviso, sempre prometem surpresas e avisam: “Que a plateia não se surpreenda se, por acaso, os assuntos e personagens do noticiário invadirem o palco também”.
Reconhecida pelo humor ao longo de quase 4 décadas, na verdade a Cia Baiana de Patifaria desenvolve um trabalho de pesquisa em vários gêneros teatrais nas 9 montagens do repertório (Abafabanca, A Bofetada, Noviças Rebeldes, 3 em 1, A Vaca Lelé, Capitães da Areia e Siricotico, uma comédia do balacobaco, Fora da Ordem e Fanta & Pandora), da comédia de esquetes à comédia musical, passando pelo infanto-juvenil e o drama. Mas a alegria e o escracho, características primordiais desses personagens emblemáticos do teatro baiano no auge dos 36 anos de historia .
SOBRE FANTA & PANDORA
Com texto escrito pelos paulistas Miguel Magno e Ricardo de Almeida, o esquete que originalmente durava 30 minutos quando estreou em 1988 em A Bofetada, produção de maior sucesso da Cia Baiana de Patifaria, acabou por se tornar um espetáculo independente da montagem original e isso muito se deve à capacidade de improviso dos atores que, em mais de três décadas, foram criando tamanha empatia e sucesso com o público, ao apresentar uma enlouquecida dupla de professoras universitárias que adentram o teatro transformando a plateia numa sala de aula e criando uma total interatividade com os “alunos”.
Fanta Maria, interpretada pelo ator Lelo Filho, desde a estreia do personagem em A Bofetada há 36 anos, atualmente divide a cena com Pandora que é vivida pelo ator Rodrigo Villa.
As professoras de filodramaturgia Fanta Maria e neuroprototragédia Pandora Luzia improvisam exercícios, aquecimento corporal e chamam “voluntários” ao palco para a demonstração dos fonemas ensinados. A rapidez com que os dois atores que interpretam Fanta e Pandora levam para o palco o dia-a-dia do país e do mundo, através de improvisações, fazem com que o efeito do espetáculo seja arrebatador. A relação que se estabelece com o espectador é tão empática que, quando ele menos percebe, já está em cima do palco sob a batuta das hilárias professoras.
A montagem que é uma grande homenagem ao teatro através do riso – ou melhor, da gargalhada. Transformar o cotidiano em humor rendeu à Companhia Baiana de Patifaria um vocabulário recheado de expressões populares que, pelo efeito hilariante provocado em cena, acabam adotadas também pelo público como o – Ô xente; Adorei milhões, ‘rebobine’, ‘cadê meus botões?’ e o famoso “é a minha cara”, dentre outros.
SERVIÇO:
O quê? A Cia Baiana de Patifaria em FANTA & PANDORA, UMA FOLIA EM CENA celebrando 36 anos de seus personagens mais famosos do megassucesso A Bofetada.
Quando? Reestreia dia 05 DE JULHO às 20h, em curta temporada às SEXTAS. Ingressos no Sympla R$60 (inteira) e R$30 (meia).
Onde? TEATRO MÓDULO (Tel.: 71 2102-1350) – Av. Prof. Magalhães Neto, 1177, Pituba, Salvador.
Recomendação: Livre.
Produção: Cia Baiana de Patifaria, (71) 99989-2547 ou 9946-8288.
ciadepatifaria@terra.com.br
FICHA TÉCNICA
A CIA BAIANA DE PATIFARIA
apresenta
FANTA & PANDORA, UMA FOLIA EM CENA
TEXTO:
Miguel Magno e Ricardo de Almeida.
DIREÇÃO:
Lelo Filho.
CONCEPÇÃO ORIGINAL:
Fernando Guerreiro.
ELENCO:
Lelo Filho, Rodrigo Villa e Maurício Martins.
CENÁRIO:
Maurício Pedrosa, Lelo Filho e Marcos Motta.
FIGURINO:
Miro Paternostro.
OPERAÇÃO DE LUZ E SOM:
Marcos Motta.
CAMARIM
Sueli de Sena.