Comportamento

Social

Estação Prevenção Jorge Beloqui e canal SPrEP completam um ano de atuação e se destacam pela ampliação do acesso aos métodos de prevenção ao HIV em São Paulo

Genilson Coutinho,
11/06/2024 | 10h06

Há um ano, a Prefeitura de São Paulo ampliou o acesso à prevenção do HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) com o lançamento do canal SPrEP (PrEP e PEP online no app e-saúdeSP) e a inauguração da Estação Prevenção – Jorge Beloqui (dentro da Estação República do Metrô). No último ano, ambos os serviços apresentaram resultados expressivos na ampliação do acesso às profilaxias pré e pós-exposição ao HIV (a PrEP e a PEP, respectivamente), que impedem a infecção pelo vírus mesmo em casos de exposição.

Desde a sua inauguração, em junho de 2023, a Estação Prevenção já realizou mais de 9.200 atendimentos, destacando-se como um importante ponto de saúde pública em IST/Aids na cidade de São Paulo por ofertar prevenção, testagem, diagnóstico e início da terapia antirretroviral (Tarv) em local de grande circulação e durante dias e horários alternativos.

No último ano, a unidade realizou mais de 6.200 atendimentos para PrEP e mais de 1.600 atendimentos para a PEP, contribuindo para a redução de novas infecções pelo HIV na capital por meio da quebra da cadeia de transmissão. Além disso, a Estação Prevenção disponibiliza gratuitamente preservativos (internos e externos), gel lubrificante e autotestes de HIV (que podem ser realizados onde e quando o usuário preferir).

O SPrEP – PrEP e PEP online, por sua vez, tem se destacado como um recurso de acesso digital ao atendimento especializado junto à equipe de saúde do serviço, que funciona todos os dias, inclusive feriados e finais de semana, das 18h às 22h.

Com mais de 1 milhão de acessos desde seu lançamento, o serviço online está disponível no app e-saúdeSP e possibilita que os usuários realizem teleconsultas e recebam receitas eletrônicas para que possam retirar a PrEP ou a PEP nas unidades de saúde e, também, na máquina automática lançada na última semana e atualmente localizada na Estação Vila Sônia – Linha Amarela da ViaQuatro. Também será instalada uma máquina, ainda na próxima semana, em outra estação de metrô da capital.

Estação Prevenção

A Estação Prevenção – Jorge Beloqui foi entregue pela gestão municipal em junho do ano passado em parceria com o Metrô de São Paulo, já bem-sucedido na disponibilização de preservativos internos e externos na cidade. A unidade, que está estrategicamente instalada dentro da Estação República (na parte interna, após a passagem pelas catracas de acesso), funciona de terça a sábado, das 17h às 23h, e não é necessário agendamento prévio.

Canal SPrEP

O SPrEP (PrEP e PEP on-line) é uma alternativa inovadora de acesso à PrEP e à PEP na cidade de São Paulo via teleconsulta, com prescrição on-line e retirada das profilaxias no mesmo dia do atendimento e em horários alternativos aos serviços de saúde tradicionais. Disponível pelo aplicativo e-saúdeSP, o SPrEP oferece consultas médicas todos os dias (incluindo feriados e finais de semana), das 18h às 22h.

Para utilizar a plataforma, o paciente deve residir na cidade de São Paulo e ter um exame de HIV coletado nos últimos sete dias. Os testes de HIV podem ser realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), em um dos 17 Serviços de Atenção Especializada (SAEs) ou em um dos dez Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs) disponíveis na rede municipal, bem como podem ser obtidos também por meio do kit autoteste de HIV.

Máquinas automáticas de entrega de PrEP e PEP

Inovação na América Latina, as máquinas automáticas de entrega de métodos de prevenção ao HIV possibilitam que os usuários do canal SPrEP possam retirar a profilaxia indicada pela equipe de saúde de forma ainda mais fácil. Após a teleconsulta no serviço digital, o app e-saúdeSP disponibiliza um QR Code que, ao ser lido pela máquina, permite o acesso em poucos segundos à PrEP ou à PEP, conforme indicação profissional. Dessa forma, elimina-se a necessidade de deslocamento até uma unidade de saúde.

O sucesso dessas iniciativas reflete o compromisso da cidade de São Paulo com a saúde pública e a prevenção do HIV e de outras IST. “Com a ampliação do acesso às profilaxias por meio de teleconsultas e máquinas automáticas, a cidade está cada vez mais próxima de eliminar o HIV como um agravo de saúde pública”, esclarece Cristina Abbate, coordenadora de IST/Aids da cidade de São Paulo. “Para isso, é fundamental inserir a prevenção no cotidiano das pessoas”.

O que é PrEP?

A profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP) consiste no uso de medicamentos antirretrovirais de modo que, caso haja exposição ao vírus HIV, a pessoa já esteja protegida. Disponível no SUS desde janeiro de 2018, a PrEP tem como público prioritário pessoas em situação de uso não regular ou com dificuldades de usar preservativos.

Quando procurar a PEP?

A profilaxia pós-exposição (PEP) é uma medida de prevenção ao HIV em casos de exposição ao vírus. A PEP deve ser iniciada em até 72 horas após a exposição e o tratamento tem duração de 28 dias. A PEP é gratuita e essencial para prevenir a infecção pelo HIV após uma possível exposição.