O premiado espetáculo “BR TRANS”, do Coletivo Artístico As Travestidas, criado numa parceria entre Fortaleza e Porto Alegre representará o Brasil no 30º International Hispanic Theatro Festival of Miami – FITH- nos EUA. A peça é uma das únicas representantes do país no festival, que este ano presta tributo ao Brasil.
De 9 a 26 de julho, o evento conta com a participação de importantes companhias de teatro da América Latina, da Espanha e dos Estados Unidos. BR TRANS representa o país ao lado dos espetáculos “Paz Transcende”, da companhia Viver Brasil e “Menina dos Meus Olhos”, da companhia Nettles Artists Collective. O FITH também homenageia este ano o diretor brasileiro Antunes Filho do Centro de Pesquisa Teatral de São Paulo.
Criado em Porto Alegre, em 2013, pelo ator cearense Silvero Pereira e pela diretora gaúcha Jezebel De Carli, o espetáculo foi realizado através da última edição da Bolsa Interações Estéticas (FUNARTE/Ministério da Cultura), em parceira com a ONG SOMOS.
BR TRANS faz um paralelo entre histórias de vida de travestis e de transexuais do nordeste e do sul do país, costurando narrativas que se inscrevem e se misturam às suas memórias pessoais, resultando em um espetáculo encarado pelo artista como um instrumento de transformação social e mudança de paradigmas. Trata-se de um processo cênico antropológico, autofágico e esquizofrênico que traz à cena histórias sobre medo, solidão, morte e transformação. São histórias que se encontram e se confundem entre si e com a vida e as inquietações do ator.
A parceria entre os realizadores produziu também o recente espetáculo Quem Tem Medo de Travesti, sucesso de público em Fortaleza. Na nova produção, Jezebel desenvolveu o trabalho de direção cênica com todo o coletivo.
Desde 2013 circulando, passando por 10 estados, 25 cidades e contabilizando vários prêmios em mostras e festivais, na próxima semana BR TRANS inaugura seu trecho internacional e, ainda este ano, o espetáculo faz temporada longa no CCBB do Rio de Janeiro.
FICHA TÉCNICA:
Direção: Jezebel De Carli
Dramaturgia: Silvero Pereira
Elenco: Silvero Pereira
Músico: Rodrigo Apolinário
Cenário: Silvero Pereira e Marco Krug
Cenotécnico: Rodrigo Shalako
Figurino, Maquiagem e Adereços: Silvero Pereira
Iluminação: Lucca Simas
Trilha sonora pesquisada: Silvero Pereira
Vídeos: Ivan Ribeiro
Direção de produção: Ana Luiza Bergmann e Silvero Pereira
Produção executiva: Ana Luiza Bergmann
Divulgação: Coletivo Artístico BR-TRANS
Identidade visual gráfica: Sandro Ka
Realização: Coletivo Artístico BR-TRANS Fortaleza/Porto Alegre