A EBAC, a Escola Britânica de Artes Criativas e Tecnologia, e a TransEmpregos, plataforma de empregabilidade para pessoas trans, se juntaram para democratizar o acesso à educação no Brasil. Em uma parceria inédita, a instituição de ensino, que conta com mais de 150 opções de cursos online, como Design, Programação, Marketing, Software, Negócios e muito mais, disponibilizou 50 bolsas de estudo gratuitas para homens e mulheres trans de todo o país.
A ideia surgiu com base em pesquisas que revelam como a comunidade trans é marginalizada e minoria no ambiente de trabalho. Um dos estudos que embasou a iniciativa foi realizado pelo projeto TransVida, do Grupo pela Vidda, com apoio do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. O levantamento mostrou que 27% das pessoas trans possuem apenas trabalhos autônomos informais, sendo que somente 15% têm um emprego com carteira assinada.
Conforme Vanessa Campelo, head de Customer Success da EBAC, a parceria com a TransEmpregos é um passo significativo na inclusão e na valorização de pessoas trans no Brasil e um compromisso da EBAC para promover diversidade e igualdade de oportunidades no setor educacional e profissional. “Acreditamos que o ensino é um pilar fundamental para a construção de um futuro mais igualitário e estamos muito contentes em poder fazer parte dessa história e em oferecer essas vagas”, afirma.
Para Maite Schneider, diretora da TransEmpregos, os desafios que a população trans enfrenta são enormes e a inserção no mercado de trabalho é bastante difícil, por isso, é importante capacitar esses profissionais. “Criamos o projeto para que ele tenha data de fim, porque o nosso objetivo é que o mundo entenda que não é preciso separar pessoas por identidade ou raça. Afinal, nada disso muda a competência de alguém. Essas especificidades só fazem do ser humano uma potência muito única para além dos seus próprios conhecimentos”, fala Maite.
De acordo com Dante Fanzoi de Santana, uma das pessoas selecionadas pela EBAC e que deseja fazer o curso de Teste de Software, ser agraciado com a bolsa é uma mistura de emoções intensas e uma grande alegria, pois demonstra cada vez mais que a educação é um instrumento de transformação poderoso no mundo de hoje.
“Essa seleção representa um passo importante na quebra de padrões discriminatórios e na valorização da diversidade no campo profissional. Como representante de comunidades marginalizadas, tenho consciência de que estou abrindo caminho para outras pessoas que enfrentam desafios semelhantes e quero utilizar essa chance para amplificar vozes, romper barreiras e promover uma mudança positiva no mercado de trabalho”, diz.
Assim, a partir dos cursos, as pessoas contempladas pelas bolsas terão a oportunidade de aprimorar os seus currículos, adquirir novas habilidades e até mesmo realizar uma transição de carreira, se assim desejarem. A lista completa das pessoas selecionadas pode ser conferida no link.