Diversidade e inclusão são pilares básicos para empresas que buscam crescimento
Em uma população que já ultrapassa as 8 bilhões de pessoas, não há mais como as empresas seguirem atuando com o mesmo perfil homogêneo de colaborador. Diversidade e inclusão são uma necessidade básica para gerar mais equidade e já está mais que provado que trazem benefícios para todos os envolvidos, principalmente quando o tema é impulsionar inovação dentro de uma empresa.
A pluralidade de ideias e experiências aproxima o negócio de soluções reais. Os números refletem essa máxima, já que estudos mostram que empresas com maior diversidade em seus times apresentam resultados superiores. Uma pesquisa da McKinsey & Company revela que negócios que abraçam a diversidade têm 15% mais chances de superar seus concorrentes em lucratividade. Além disso, um levantamento da Accenture apontou que colaboradores de ambientes inclusivos se sentem mais confiantes para inovar, assumindo riscos calculados e contribuindo com ideias criativas.
De acordo com Bia Nóbrega, especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional com quase 30 anos de experiência e embaixadora da orienteme, plataforma que oferece soluções integradas para promover a saúde, bem-estar e produtividade, ter equipes diversificadas não é apenas uma questão de justiça social, mas uma estratégia inteligente para alcançar melhores resultados e fortalecer a cultura corporativa. “A combinação de diferentes perspectivas fomenta soluções inovadoras e práticas disruptivas que respondem de maneira mais eficaz às demandas do mercado”, pontua.
Diversidade e inclusão na prática
Para que a diversidade deixe de ser apenas um discurso e se transforme em prática, é necessário implementar estratégias concretas. Isso inclui desde a criação de políticas de recrutamento e seleção mais inclusivas até o desenvolvimento de programas de treinamento para líderes e equipes. Indicadores sociais e pesquisas de clima organizacional são ferramentas essenciais para monitorar o impacto dessas ações. Além disso, promover a diversidade em todos os níveis hierárquicos, inclusive na liderança, é necessário para criar um ambiente verdadeiramente inclusivo.
“Quando pensamos em inovação, é fundamental lembrar que ela nasce do encontro de diferentes visões e experiências. A inclusão não é apenas uma responsabilidade social e também um motor essencial para o sucesso corporativo”, destaca a especialista. As empresas que assumem o compromisso com a diversidade e a inclusão se sobressaem no mercado ao mesmo tempo que constroem um legado positivo para o futuro.
Ao valorizar diferentes perspectivas, essas organizações promovem a inovação, fortalecem a confiança de seus colaboradores e clientes e contribuem para uma sociedade mais equitativa. “Investir em diversidade é investir em pessoas, o que agrega valor tanto aos negócios quanto para a sociedade”, conclui.
Sobre Bia Nóbrega:Bia Nóbrega, com mais de 25 anos de experiência como Executiva de Gente & Cultura e reconhecida como LinkedIn Top Leadership Voice, é uma especialista dedicada ao Desenvolvimento Humano e Organizacional. Sua trajetória profissional é marcada por liderar equipes em variados setores e empresas de diferentes tamanhos, além de conduzir projetos internacionais e enfrentar desafios complexos. A partir de 2019, Bia expandiu seu campo de atuação para incluir Experiência do Cliente, Excelência e Governança, utilizando Metodologias Ágeis para promover um crescimento sustentável. Atuando também como palestrante, mentora, conselheira, embaixadora de soluções inovadoras, escritora e professora, Bia tem impactado inúmeras empresas e indivíduos, fornecendo orientações valiosas em temas como Liderança, Governança e Desenvolvimento Pessoal, sempre enfatizando o potencial ilimitado do ser humano.
Para mais informações, acesse https://www.linkedin.com/in/beatrizcaranobrega ou pelo site www.bianobrega.com.br