Entre tantas ideias inovadoras, o educador e filósofo brasileiro Paulo Freire defende uma pedagogia por meio da qual o indivíduo se emancipe e se liberte. Para isso, é importante que essa consciência seja desenvolvida desde muito cedo, pois, dessa maneira, no futuro os reflexos serão outros. Cientes disso, Iolete Ribeiro da Silva, André Luiz Machado das Neves e Fernanda Priscila Pereira Calegare, organizaram a obra Gênero, Sexualidade e Trajetórias de Escolarização, publicada pela Editora Devires.
O livro nos traz 12 artigos divididos em três partes. Na primeira, se abordada como a moralidade e o conservadorismo tentam reforçar estereótipos sobre o gênero e ditar que a educação siga uma receita de comportamento ideal. Já a segunda parte, se aprofunda nas rotinas educacionais e em aspectos como papéis da mulher no ambiente escolar, educação sexual emancipatória, educação de mães jovens solo, e experiências de violências de gênero e sexuais vividas por jovens no ambiente educacional. Na última parte, o leitor encontrará artigos que apontam para melhoria da formação e das práxis educacionais.
Gênero, Sexualidade e Trajetórias de Escolarização é daquelas obras necessárias, não somente para profissionais da educação. Acessar a esses conteúdos permite que todas as pessoas compreendam que é possível avançar de forma segura, conforme afirma Paulo Freire, e emancipar os ambientes da educação, a mulher e toda uma diversidade presa a uma falsa moralidade, que beneficia a um sistema, assim como a um perfil bem específico de indivíduos.
SERVIÇO:
Livro: Gênero, Sexualidade e Trajetórias de Escolarização
Editora Devires; 300 páginas; a partir de R$ 54,90
Organizadores: Iolete Ribeiro da Silva, André Luiz Machado das Neves e Fernanda Priscila Pereira Calegare