Direitos Humanos mobiliza Marinha do Brasil para doação de mantimentos a famílias LGBTQIA+

Articulações possibilitaram entrega de donativos a abrigo de Guaíba, no Rio Grande do Sul
A presença de integrantes do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) permitiu, nessa quinta-feira (16), a doação de donativos como mantas, agasalhos, produtos de higiene pessoal e produtos de limpeza para 20 famílias com pessoas LGBTQIA+ abrigadas em Guaíba, no Rio Grande do Sul (RS).
As doações aconteceram graças à mobilização feita pelo MDHC junto à Marinha do Brasil. Os mantimentos foram entregues à presidenta do Conselho Estadual LGBT do estado do RS, Pitty Barbosa. A equipe do Ministério, in loco, atua na articulação institucional entre os governos estadual e municipais com entidades da sociedade civil e movimentos sociais.
Integrante da equipe, o coordenador-geral da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, Vinícius Lara, afirma que a colaboração na logística de operações e entregas só é possível porque o MHDC é vocacionado a manter contato com pessoas atingidas pela catástrofe socioambiental.
“Há dez dias, nossas equipes realizam escutas com objetivo de acolher vítimas e pessoas voluntárias a fim de que a solidariedade alcance o maior número de pessoas possíveis, em especial aquelas em situação de vulnerabilidade social”, frisa o gestor.
Disque 100
Desde a última semana, a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos dispõe de canal específico para que a sociedade relate casos de crianças desaparecidas, solicite resgate e contribua com doações e voluntariado. Após discar 100 de qualquer telefone ou celular, basta digitar a tecla 0 (zero) para proceder junto ao serviço gratuito e ininterrupto. Até o momento, há 80 registros realizados.
Após registrados, os casos são encaminhados para órgãos como: Defesa Civil do estado; Defensoria Pública; Delegacia de Proteção à Mulher; Superintendência de Serviços Penitenciários do RS (Susepe); Conselho Estadual do Idoso; Corregedoria do Tribunal de Justiça; Delegacia de Polícia Civil; e Conselho Tutelar.