Direitos humanos LGBTI+ e voluntariado empresarial são tema de publicação inédita
youtube.com/watch?v=6QnKeRatIzI&embeds_referring_euri=https%3A%2F%2Fmail.google.com%2F&embeds_referring_origin=https%3A%2F%2Fmail.google.com&source_ve_path=MjM4NTE
O webinar “CBVE Inspira – Voluntariado Empresarial pelos Direitos Humanos LGBTI+”, com a participação de representantes do Instituto C&A, Deloitte e Pinheiro Neto Advogados, marcou o lançamento da publicação ‘Voluntariado Empresarial pelos Direitos Humanos LGBTI+’, un material que reúne relatos de como empresas que, por meio do engajamento voluntário de seus colaboradores, têm contribuído ativamente para a construção de ambientes mais inclusivos e equitativos para pessoas LGBTI+. O documento é um dos frutos da parceria entre o Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial (CBVE) com o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+.
Com conteúdo rico e amplo sobre o tema, ‘Voluntariado Empresarial pelos Direitos Humanos LGBTI+’ traz experiências e insights importantes para serem compartilhadas com o universo corporativo. Entre eles, a perspectiva de que as empresas são parte do problema e parte da solução em relação às pessoas LGBTI+. Parte do problema quando são indiferentes, excluem, praticam violências – o que alimenta desigualdades. E são parte da solução quando consideram, incluem, praticam respeito à dignidade das pessoas LGBTI+. O propósito do material é reforçar essa segunda postura, incentivando as companhias a adotarem uma abordagem que leve em conta diferentes realidades internas, favorecendo o maior engajamento e acolhimento para colaboradores LGBTI+.
O documento também apresenta case da Gerdau e dados do Censo CBVE 2023 que mostram que ações de voluntariado voltadas para o público LGBTI+ representaram, em 2022, cerca de 33,3% dos projetos realizados pelas empresas participantes. Entre as ações internas, 88,9% afirmaram possuir uma política formal de diversidade e inclusão na área de gestão de pessoas. E mesmo entre aquelas que ainda não possuem uma política formal, 94,4% das companhias ouvidas no Censo reconhecem o tema como estratégico e consideram o voluntariado uma ferramenta viável para promover avanços nessa pauta. “Esperamos que estes materiais sirvam de inspiração para todas as empresas que desejam incorporar a pauta LGBTI+ de maneira transversal e transformadora em sua estratégia. A parceria com o Fórum reforça o compromisso coletivo do CBVE com uma sociedade mais justa e plural”, finaliza Gislaine Catanzaro, coordenadora da Secretaria Executiva do CBVE.
Todo o webinar está disponível online no YouTube do CBVE. Já a publicação pode ser acessada gratuitamente no site do Conselho.