Comemorado todos os anos em 29 de janeiro, o Dia da Visibilidade Trans existe para reafirmar a importância da garantia dos direitos das pessoas trans. Apesar da luta pela sensibilização da sociedade por mais conhecimento e reconhecimento das identidades de gênero, uma das questões mais delicadas para a comunidade trans ainda é a inserção no mercado formal de trabalho. Dados da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA) estimam que apenas 4% das pessoas trans e travestis têm empregos formais. Théo Costa, de 22 anos, conta que já teve oportunidades de trabalho negadas por ser um homem trans. “De forma geral, o mercado de trabalho ainda é muito precário, existe muito preconceito em qualquer profissão que você vá. Passei muito tempo desempregado e já deixei de ser contratado por ser um homem trans, justificaram que eu não teria força suficiente para realizar o trabalho”, conta. A história de Théo mudou quando ficou sabendo através de uma prima sobre uma oportunidade no Assaí Atacadista. “Hoje, sou Operador de Caixa, tenho seis meses na empresa e estou fazendo meu máximo para ser promovido para o setor de Prevenção. Aqui, sinto que recebo apoio da gestão e tenho oportunidade de crescer e me desenvolver profissionalmente”, diz. No Assaí, o respeito, a inclusão e a pluralidade são importantes pilares do Programa de Diversidade da Companhia, que norteiam diversas iniciativas internas e externas do atacadista. Exemplo disso são os diferentes recursos que oferece, como treinamentos para equipes e lideranças, Cartilha de Diversidade, Guia de relacionamento para fomentar a inclusão e combater a discriminação e uma trilha exclusiva sobre “Aliados Anti-LGBTfobia” disponibilizados na Universidade Assaí – plataforma de educação e desenvolvimento exclusiva para os(as) colaboradores(as) da empresa, para que todos(as) possam ser aliados(as) na promoção do respeito, inclusão e atitudes que combatam a LGBTfobia. Programa de Diversidade e fortalecimento dos direitos Outra medida do Assaí Atacadista que busca garantir os direitos das pessoas LGBTQIA+ é a inclusão do nome social no crachá da empresa. Para Théo, que não tem o nome retificado nos documentos oficiais, a medida foi importante para que seu nome seja respeitado por todos(as). “Pra mim foi totalmente diferente, não tenho o nome social registrado, e foi solicitado meu nome social no crachá assim que entrei na empresa. Isso foi muito importante para que eu me sentisse confortável no trabalho”, conta o colaborador. Além disso, o Assaí firmou uma parceria com a TransEmpregos para conectar mais profissionais transexuais a oportunidades de trabalho na empresa e também aderiu ao Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, unindo-se a mais de 100 companhias para fomentar o respeito e a promoção dos direitos humanos LGBTQIA+ na sociedade e no ambiente empresarial brasileiro. A Companhia conta também com uma Política de Diversidade e Direitos Humanos, que estabelece as diretrizes gerais e específicas para garantir a representatividade, os direitos humanos e civis, o respeito, a valorização e a equidade de todos(as), além de possuir um Código de Ética que assegura o compromisso com um ambiente diverso e a não tolerância com qualquer tipo de discriminação. |
Sobre o Assaí O Assaí é uma empresa de Cash & Carry que atende pequenos(as) e médios comerciantes e consumidores(as) em geral, seja na compra de itens unitários ou grandes volumes. Com faturamento de aproximadamente R$ 55 bilhões nos últimos 12 meses, está presente nas cinco regiões do País com 263 lojas distribuídas em 23 estados, além do Distrito Federal. Possui cerca de 70 mil colaboradores(as) e, mensalmente, recebe 30 milhões de clientes em suas lojas. Em 2022, o Assaí foi considerado o melhor atacadista em duas pesquisas realizadas pelo Instituto Datafolha: “Os Melhores de São Paulo – Serviços” (em que vence pelo 7º ano consecutivo); e “O Melhor da Internet no Brasil”. Também foi eleita a melhor empresa do ramo de Comércio Varejista do Valor 1000, anuário realizado pelo jornal Valor Econômico, e recebeu a certificação Great Place to Work. O Assaí está entre as 15 marcas mais valiosas do país em ranking anual promovido pela Brand Finance. |