No Circuito

Desirée Beck, Spadina Banks, Aimée Lumière, e Gotham Waldorf apresentam a cena drag baiana em dois shows em São Paulo

Genilson Coutinho,
25/05/2023 | 21h05
Foto: Lucas Laewry

O formato de show de drags queens que domina a cena em Salvador não se restringe a performances em festas, mas amplia o conceito com apresentações que chegam a ultrapassar as três horas no palco, envolve trocas de figurinos, interação com a plateia, aposta no repertório nacional de diversos gêneros e homenagens às grandes divas da Música Popular Brasileira, como Gal Costa e Elza Soares. A versatilidade dessa cena que desperta a atenção de baianos e turistas na noite na capital baiana, lotando bares e esgotando as reservas de ingresso com antecedência, será apresentada em São Paulo nos dias 25 e 28 de maio, na Casa Coração e Al Janiah, respectivamente.

O primeiro é o tradicional show que as drag queens baianas Aimée Lumière e Spadina Banks realizavam em Salvador e, agora, ganha uma edição especial hoje (25) na Casa Coração (R. Martinico Prado, 302 – Vila Buarque), às 20h. Na apresentação em São Paulo, elas vão performar números inéditos para o público com clássicos do repertório nacional e internacional. Os ingressos custam R$20, com venda antecipada online – clique aqui. Já no dia 28 (domingo), é a vez do encontro de Spadina Banks, Desirée Beck – finalista baiana no Caravana das Drags, reality apresentado por Xuxa e Ikaro Kadoshi no Prime Vídeo – e Gotham Waldorf. O show acontece no Al Janiah (R. Rui Barbosa, 269 – Bela Vista), às 19h, com ingressos a R$15 (venda antecipada aqui).

Nas ocasiões, elas prometem performances como a feita por Spadina e Desirée da música “Meu Nome é Gal”, que apresentaram em Salvador em abril e conta com mais de 310 mil visualizações no vídeo postado nos perfis das artistas no Instagram. Na última apresentação em Salvador, no dia 1º de maio, a dupla esgotou as reservas do espaço onde se apresentou em menos de uma hora.

O show na Casa Coração é o segundo comandado por Aimée Lumière, que mora na capital paulista. No primeiro (no dia 06 de abril), ela recebeu Desirée Beck. Aimée foi uma das participantes do Queen Stars Brasil, apresentado por Pabllo Vittar e Luisa Sonza na HBO Max, lançado no ano passado. Ela traz como inspiração o charme e glamour do cinema, do teatro e dos musicais – o nome Lumière é uma homenagem aos irmãos Lumiére, que inventaram o cinematógrafo.

Spadina Banks traz como principais influências as divas da música brasileira, tendo Gal Costa como maior inspiração. Em 2020, ela fez uma performance audiovisual da música “Cultura e Civilização”, gravada por Gal, que usou seu perfil no Instagram para repostar o conteúdo. Já das artistas da nova cena da música nacional, Letrux é outra cantora que inspira o trabalho de Spadina e, depois de cantar no Festival Sangue Novo em Salvador, no ano passado, a cantora carioca foi assistir à performance de Spadina: “Você é esplêndida! Foi uma alegria inenarrável sair do meu show pra ir no seu show”, celebrou Letrux no post de Spadina.

Desirée Beck segue avançando no Caravana das Drags, sendo selecionada para o reality em um processo que contou com mais de 300 artistas inscritas e aprovada na fase final depois de uma apresentação, no Rio de Janeiro, para Xuxa e Íkaro Kadoshi. Desirée começou na arte drag em 2015, influenciada pelo programa RuPaul’s Drag Race. Sua drag é uma “perua”, como se define, e tem o humor e figurinos glamourosos como marcas principais. Já Gotham é uma drag queen, DJ, modelo, maquiadora, stylist, performer, produtora de moda e dançarina. Começou a carreira em 2016 e já desfilou para a Casa de Criadores e modelou para campanhas de marcas como Dendezeiros, Realce, Vivão Project, Zyper e CP2P. Ela tem como principais influências Rihanna, Tina Turner, Donna Summer, Whitney Houston e Beyoncé e atua como beauty artist, realizando trabalhos com a atriz americana Angelica Ross (da série “Pose”) e a cantora Iza, além de trabalhar com marcas como Vivo e Natura.