Cinema

Curta-metragem vai abordar a invisibilidade e solidão da população idosa LGBTQIA+

Genilson Coutinho,
16/03/2022 | 13h03
Foto: Divulgação

O Curta-metragem “A invisibilidade e a solidão da população idosa Lgbtqia+” será lançado oficialmente na quarta-feira (23), às 19h, através do YouTube e Instagram de @allansuzartt. O filme é uma obra de cunho expositivo-observativo que acompanhará a trajetória do personagem Fernando, figura popularmente conhecido em Feira de Santana como Verinha.   

A proposta do curta tem por objetivo viabilizar e amparar idosos que são invisíveis para a maioria da sociedade. A produção audiovisual também contará com a ilustre performance do ator e artista plástico José Arcanjo. 

Para os idealizadores do projeto, o relato de solidão entre os idosos é recorrente, tendo em vista que grande parte deles, quando assume sua sexualidade não são acolhidos por suas famílias e tendem a viver sozinhos. “O curta abordará esse tema, que é marcado por uma dupla invisibilidade, relacionado à idade e à sexualidade. Este assunto precisa ter maior visibilidade e são necessárias políticas públicas, bem como espaços mais inclusivos para combater a solidão e o isolamento social dessas pessoas”. 

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura (Prêmio Cultura na Palma da Mão/PABB) via Lei Aldir Blanc, redirecionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal. 

Prêmio Cultura na Palma da Mão – A convocatória foi elaborada para a execução dos recursos remanescentes da Lei Aldir Blanc, redirecionados pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal. É voltado para iniciativas culturais das categorias Difusão Artística; Culturas Periféricas; Culturas Rurais; Memória e Tradições; Cultura LGBTQIA+, que devem utilizar as redes sociais ou plataformas de streaming para realização das propostas.  

Serviço 

Lançamento do Curta-metragem “A invisibilidade e a solidão da população idosa Lgbtqia+” 

Quando: 23 de março (quarta), às 19h 

Onde: YouTube e Instagram de @allansuzartt