Assexualidade Brasil
A Assexualidade é uma orientação sexual, mas diferente das demais, ela pode ser usada como um termo guarda-chuva, pois envolve um espectro e existem varias ‘sub-orientações’ que a compõe. Pessoas assexuais são pessoas que não sentem atração sexual, seja de forma parcial, condicional ou total. O Espectro Assexual inclui as orientações não-alossexuais. Pessoas alossexuais experimentam atração sexual que são normalmente consideradas “a norma”. O espectro das orientações não-sexuais, que se inserem no Espectro Assexual é muito diversificado. Pessoas assexuais(ace (termo vindo do Inglês)), também pertencem a muitas diferentes orientações românticas, identidades de gênero, raças, nacionalidades e outros dados demográficos.
Conheça abaixo os termos:
➤ Assexual Estrito: Pessoa que não sente atração sexual em nenhum momento/circunstância por nenhum gênero.
➤ Demissexual: Pessoa que não sente atração sexual, porém, ao desenvolver um vínculo emocional/afetivo com outra pessoa, a atração sexual pode surgir.( o grau de afetividade varia de pessoa pra pessoa)
Termo em inglês: Demisexual
➤ Grayssexual: Pessoa que sente atração sexual raramente, apenas em circunstâncias específicas(independente de vínculo emocional). Também é um termo “guarda-chuva” para orientações do espectro assexual (assexuais não-estritos).
Termo em inglês: Gray-A
➤ Frayssexual: Pessoa que sente atração sexual tão somente quando não há nenhum vínculo afetivo. Quando o vínculo afetivo é formado, a atração sexual desaparece.
Termo em inglês: Fraysexual
➤ Litossexual / Akoissexual: Pessoa que sente atração sexual porém, não deseja que isso seja recíproco, caso aconteça, a atração sexual desaparece.
Termo em inglês: Lithsexual
➤ Quoissexual / WTFsexual: Pessoa que não consegue distinguir o que sente, entre atração sexual, sensual ou estética.
Termo em inglês: Quoisexual
➤ Aegossexual: Pessoa que não sente atração sexual, porém, podem ter fantasias sexuais, ou ter excitação em resposta a conteúdos eróticos/pornográficos mas, sem nenhuma vontade de ser participantes das atividades sexuais.
Termo em inglês: Aegosexual
➤ Cupiossexual: Pessoa que não sente atração sexual por nenhuma pessoa, mas deseja ter uma vida sexual ativa ou considera sexo prazeroso(nesse caso não há atração, mas há o desejo).
Termo em inglês: Cupiosexual
➤ Assexual Fluido: Pessoa que sente sua posição sobre as alterações do espectro assexual fluir, porque sua atração sexual e/ou desejo sexual flutuam. Em outras palavras, é uma pessoa que em um determinado tempo pode se sentir como um demissexual, tempos depois se sentir como um grayssexual e em outro período como um assexual estrito, dentre outras orientações(subcategorias) assexuais. Tipo de assexualidade não-fixa.
Termo em inglês: Aceflux
➤ Acossexual: Pessoa cujas experiências negativas passadas a desassociaram da sua identidade alossexual.
Termo em inglês: Acosexual
➤ Reciprossexual: Pessoa que só sente atração sexual somente se a outra pessoa sentir atração sexual a elas em primeiro lugar. Se não houver ninguém por perto para sentir atração sexual para elas, em grande parte, reciprossexuais podem simplesmente se definirem como Assexuais.
Termo em inglês: Reciprosexual
➤ Requiessexual: Pessoa que sente pouca ou nenhuma atração sexual por causa de algum cansaço/desgaste emocional/mental, provavelmente devido a má experiência de interação sexual no passado.
Termo em inglês: Requiesexual
➤ Adfectussexual/Neurossexual: Pessoa cuja atração sexual é afetada por suas divergências neurológicas, especialmente transtornos de personalidade, efeitos sobre estresse pós-traumáticos, bipolaridade, síndrome de Asperger, esquizofrenia e/ou humores flutuantes.Termo em inglês: Adfectusexual
➤ Apotissexual: É um assexual que não sente nenhuma atração sexual qualquer, em nenhuma forma ou circunstância, e que também é sexo-repulsivo.
Termo em inglês: Apothisexual
➤ Apatissexual: Pessoa que é indiferente / apático a atração sexual. O termo não faz distinção se a pessoa sente ou não atração sexual, apenas que elas são indiferentes em receber ou em agir sob essa atração.
Termo em inglês: Apathsexual
➤ Abrossexual: Pessoa que sente sua posição sobre as alterações do espectro assexual e alossexual fluir, porque sua atração sexual e/ou desejo sexual flutuam. Em outras palavras, é uma pessoa que em um determinado tempo pode se sentir como um heterossexual, tempos depois se sentir como um grayssexual e em outro período como um assexual estrito, dentre outras orientações(subcategorias) assexuais ou alossexuais. Tipo de sexualidade não-fixa.
Termo em inglês: Abrosexual
➤ Acevague: Pessoa que tem sua assexualidade fortemente influenciada (no todo ou em parte) por ser uma pessoa neurodivergente.
➤ Acespike / Burstissexual: Pessoa que, na maior parte do tempo se identifica como assexual, porém, a atração sexual, às vezes, pode surgir em rajadas(vem e vai), e após algum tempo, essa atração desaparece.
Termo em inglês: Burstsexual
➤Fictossexual: Pessoa que experiencia a atração sexual por personagens fictícios.
Termo em inglês: Fictosexual
[Nota: A maioria dos fictossexuais, apesar de sentir atração sexual por personagens fictícios, por pessoas reais, a atração é inexistente.]
➤Mirsexual: Pessoa que se identifica, ao mesmo tempo, com duas ou mais orientações do espectro assexual. Ex.: Demigrayssexual.
Termo em inglês: Myrsexual
➤Caligossexual: Pessoa que sente atração sexual muito fraca ou vaga, quase inexistente, como um vapor ou neblina.
Termo em inglês: Caligosexual
➤Proculsexual: Pessoa que sente atração sexual apenas para as pessoas com quem ela está ciente que nunca irá poder ter um relacionamento, como celebridades, personagens de ficção, etc. “Procul” vem do latim e significa “longe” ou “a distância”.
➤Âmicussexual: Pessoa que sente atração sexual apenas para aquelas pessoas a qual estabeleceu um vínculo de amizade. A atração sexual desaparece, se a amizade evoluir para um vínculo romântico.
Termo em inglês: Amicusexual
➤ Caedossexual: Pessoa que já experimentou a atração sexual, porém devido a trauma(s) passado(s), não experiência mais essa atração sexual.
Termo em inglês: Caedsexual/Caedosexual
[Nota: É importante que, quando há a perda da atração sexual após algum trauma, sempre seja feito um acompanhamento psicológico e os devidos tratamentos. Se mesmo após, não houve reversão, e essa falta de atração traz sofrimento para a pessoa, não dá para considerar isso como assexualidade. O termo Caedossexual foi criado para aquelas pessoas que, mesmo após o trauma e os devidos tratamentos, não retornaram à sentir atração sexual, e mesmo assim vivem bem, tem uma vida normal, sem sofrimento proveniente dessa perda de atração. Algumas pessoas se definem como caedossexuais, mas essa identificação só pode ser feita pelo próprio indivíduo.]
Nota: Alguns termos não são conhecidos na comunidade Ace brasileira, eles foram trazidos de foruns/comunidade Aces estrangeiras(principalmente da AVEN). Alguns termos foram adaptados para melhor pronuncia. Observe que em todos, embaixo das definições, é apresentado o termo em inglês (com exceção de alguns, pois não houve mudança da palavra), em que você pode clicar e ser redirecionado para a busca no Google e você mesmo pesquisar e tirar suas próprias conclusões. Vale salientar que ao pesquisar na web, você pode se deparar com mais de um significado para um mesmo termo, esses são os termos “não-oficiais” , são criados por militantes ou autoidentificados, por isso, pode ser que você encontre divergências de significados ao pesquisar, nesses casos, tentei priorizar o que foi encontrado na AVEN. Alguns termos tiveram algumas adaptações nas traduções, porém, as definições permanecem com o mesmo sentido