Comportamento

Social

Comitê da Diversidade do Grupo Dreamers promove curso para pessoas de grupos sub-representados

Genilson Coutinho,
05/07/2023 | 11h07

Desenvolvimento de habilidades para atuação no mercado publicitário: este é o mote principal do curso que oferece oportunidades para 30 pessoas de grupos sub-representados, entre trans e travestis, LGBTQIAPN+, pessoas pretas, PCDs e mulheres. A iniciativa é uma parceria entre o Comitê da Diversidade do Grupo Dreamers, maior grupo independente de comunicação do país, com 100% de capital nacional, e com empresas em seu ecossistema como Artplan, Convert, Rock in Rio, A-Lab, entre outras; a Escola Rua, primeira escola de criatividade focada em promover diversidade, inclusão e equidade no mercado publicitário; e o Capacitrans RJ, projeto social de capacitação profissionalizante e empreendedorismo.  

Juntas, estas instituições irão promover aulas online e gratuitas por três meses com disciplinas que envolvem conhecimentos teórico e prático para potencializarem a entrada destes e de demais grupos sub-representados – que também podem participar do processo seletivo – na carreira publicitária.


Ao todo, 24 aulas serão ministradas por professores e especialistas do mercado, especialmente para o projeto. Entre as disciplinas ensinadas estarão Projetos e Produção”, “Direção de Arte & Redação”, “Criação para Web”, “Mídia Performance” e “Gestão de EventosA trilha de conhecimento também incluirá treinamentos de soft skills voltados para que os estudantes possam trabalhar suas habilidades pessoais, além de encontros para networking e troca de experiências com profissionais do mercado.

“O curso vai além das técnicas exigidas no mercado publicitário. É sobre criar um espaço de acolhimento para trazer diferentes perspectivas, abrir caminhos e construir possibilidades reais de empregabilidade, principalmente para pessoas trans e travestis. Se pudéssemos resumir a ação em uma palavra, seria ‘empoderamento’”, explica Debora Moura, head de Diversidade e Inclusão do Grupo Dreamers e do Comitê da Diversidade do Grupo.

A turma colocará a mão na massa no 2º módulo, fase que inclui a criação do projeto de conclusão do curso. Ao final das aulas, os trabalhos de conclusão passarão pela avaliação de uma banca examinadora composta por profissionais do mercado.

“É sempre uma felicidade imensa fazer mais uma turma da Escola Rua. Mas essa tem um ponto especial. Se a gente puder ajudar a abrir mais portas no mercado para esses profissionais, temos certeza de que a nossa publicidade vai ganhar muito. São vozes importantes e precisamos desses olhares e talentos na nossa indústria. Que a Escola Rua possa ajudar a encher o mercado de pessoas de grupos sub-representados, principalmente das pessoas trans e travestis”, revela Felipe Silva, fundador da Agência Gana e Escola Rua.

“Nós da Capacitrans – em especial, para mim – nos sentimos honrades em fazer parte de um projeto dessa magnitude, focado em pessoas trans, travestis e não-bináries. Pensar que talentos trans poderão ser incluídos e, assim, se tornarem VISÍVEIS no mercado Cultural, da Publicidade e do Marketing, independente de suas ‘escolaridades’, é um vislumbrar de esperanças para pessoas sempre excluídas de oportunidades e acessos. Será grandioso, e vamos com todo o desejo de ver resultados incríveis e pessoas ‘trans…formadas’! Vida longa ao projeto Rua e à equipe Dreamers!”, comenta Andréa Brazil, coordenadora geral e presidenta da Capacitrans.

As inscrições já estão abertas e poderão ser feitas até o dia 16 de julho, por meio desse link. O resultado da seleção será divulgado no dia 10 de agosto, nas redes sociais da Escola Rua.