O espetáculo Bonecas Pretas: um presente para Salvador tem estreia marcada para o dia 29 de março, às 19h, dia do aniversário da cidade de Salvador, capital da Bahia. O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e do Centro de Culturas Populares e Identitárias – CCPI (Programa Aldir Blanc Bahia), via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.
A iniciativa valoriza corpos negros LGBTQIA+ e periféricos da cidade de Salvador e tem a intenção de transformar o conceito de entretenimento dos shows de Drag Queens trazendo para o palco um conceito artivista de fazer arte e política, com forte engajamento contras opressões de gênero, raça e classe. O espetáculo Bonecas Pretas: um presente para Salvador pode ser visto por todos os tipos de público com faixa etária a partir dos 16 anos, mas com certeza irá agradar, em especial, pessoas que tem posicionamento político a respeito dos chamados “marcadores das diferenças”.
“A perspectiva do espetáculo é tratar de maneira lúdica questões como: racismo estrutural, violência contra a mulher, LGBTfobia, capacitismo, gordofobia e o direito de corpos dissidentes serem representados de forma humanizada”, explica David Souza, coordenador do projeto. “A proposta do Coletivo Bonecas Pretas é tratar desses temas de forma interdisciplinar, conectando diversas áreas do saber como teatro, dança e música, totalmente ancorada na ideia de ancestralidade afro-brasileira”, completa.
A preparação do projeto aconteceu em diversas fases que incluiu atualização do repertório, confecção de figurinos, ensaios, gravação de um novo clipe, além do show editado que entrará no ar no dia 29 de março. Com o projeto, as pessoas que fazem parte do Coletivo pretendem colocar a arte Drag/Transformista à serviço das discussões das questões raciais, de gênero e sexualidade através das vivências de seus atores buscando a valorização de suas negritudes e o direito de ser e existir no mundo.
Além disso, o espetáculo Bonecas Pretas: um presente para Salvador pretende valorizar a cena drag ou transformista que sempre foi entendida como uma arte menor, principalmente por ser feita por artistas negros e, na maioria dos casos, por pessoas LGBT. Nos últimos três anos, na cidade de Salvador, diversos coletivos que trabalham com a arte drag, alguns deles formados por pessoas com ensino superior como médicos, engenheiros, arquitetos, designers e que circulam dentro da classe média da cidade e têm acesso a espaços LGBT como boates. Ao passo que o Coletivo Bonecas Pretas só realiza apresentações nas casas nas quais elas já se apresentavam sozinhas, o que demonstra que o racismo também opera de forma contundente dentro desse segmento.
Espetáculos
Com intenção de fazer um espetáculo para o público que reconhece o seu trabalho, o Coletivo Bonecas criou o primeiro trabalho cênico que é o Fora da Caixa, com repertório inteiro composto e interpretado por mulheres negras. A primeira temporada, de quatro noites, aconteceu no bar Âncora do Marujo e foi um grande sucesso. Pessoas que não frequentavam as noites de shows da Avenida Carlos Gomes lotaram as suas apresentações, em um movimento que há muito anos não se via no local. Além do Fora da Caixa, o Coletivo apresentou outras montagens como Fora da Caixa 2.0, Uma noite para Zumbi e Afrotombamento. Essa atitude e experiência podemos chamar de “aquilombamento”, que é juntar pessoas negras para viverem juntas em uma comunidade. Porém, hoje a ideia de quilombo ou aquilombamento tem tomado outra proporção como aquela entendida por Bárbara Souza, “uma perspectiva de pertencimento, que baliza dos laços identitários nas comunidades e entre elas, partem de princípios que transcendem a consanguinidade e o parentesco, e vinculam-se a ideias tecidas sobre valores, costumes e lutas em comum, além da identidade fundada nas experiências compartilhadas de discriminação”
O Bonecas Pretas: um presente para Salvador tem uma hora e meia de duração, aproximadamente, e utiliza várias linguagens como dublagem, dança, audiovisual, poesia. O show começa com a música “Already” da cantora estadunidense Beyoncé que também é a canção do clipe lançado no dia 11 de março. Em seguida, no primeiro intervalo, o espetáculo interpreta um serie de fragmentos de poesias compostas por mulheres negras.
Na segunda parte, o show traz referências das artistas das dissidências de gênero e sexualidade com performances realizadas ao som de cantoras como Ludmilla e Linn da Quebrada. As músicas falam de travestilidade, respeito aos corpos fora da norma. Neste momento, também acontece uma homenagem aos blocos afro e referência direta às deusas do ébano, uma das marcas do bloco afro Ilê Aiyê. O espetáculo encerra com a canção “A lenda das sereias” na voz de várias mulheres negras.
Sobre o Coletivo Bonecas Pretas
O Coletivo Bonecas Pretas foi formado no final de 2016, pelas drag queens Alehandra Dellavega, Dandara, Ferah Sunshine, Sasha Heels, Saphyra Luzz, Suzzy D’Costa. O coletivo leva o nome de uma faixa da música de trabalho da cantora, compositora e atriz Larissa Luz, mulher negra, baiana que luta pelas questões feministas e raciais. “O segundo trabalho solo da cantora foi o ponto de partida para nosso espetáculo. Em fevereiro de 2016, Larissa lançou seu segundo álbum solo, intitulado “Território Conquistado”, fruto de uma parceria entre uma empresa privada e o Governo do Estado da Bahia. O CD, dedicado para mulheres negras como Carolina de Jesus, bell hooks, Makota Valdina, Nina Simone dentre outras, adianta um pouco do que pretenderemos desenvolver em nosso espetáculo”, explica Ferah Sunshine, performer do Coletivo.
FICHA TÉCNICA
Bonecas Pretas: um presente para Salvador
Coordenação: Vagner Cerqueira
Produção: David souza
Elenco:
Samukka Carvalho – Alegandra Dellavega.
Anderson Dantas – Dandara.
Vagner Cerqueira – Ferah Sunshine.
Elvis Barbosa – Sasha Heels.
Elieser Lima – Saphira Luzz.
Everton Menezes – Suzzy D’costa.
Figurino: Ateliê Fabulous / Loulou Couture.
Música: Already (Beyoncé).
Filme: Kalunart.
Direção: Inagê Kalunã.
Assistente: Bruce.
Fotografia/Montagem: Inagê Kalunã.
SERVIÇO
O quê: Espetáculo “Bonecas Pretas: um presente para Salvador”
Quando: dia 29 de março de 2021 – 19h (estreia)
Onde: No canal do YouTube do Coletivo Bonecas Pretas https://www.youtube.com/coletivobonecaspretas
Mais informações sobre o Coletivo: