Coletivo Casa 4 estreia intercâmbio artístico-cultural
O Coletivo Casa 4 inicia no dia 18 de janeiro o projeto “Casa 4 pelos 4 cantos de Salvador”, trazendo oficinas e discussões on-lines e gratuitas com Grupos de Valsa da capital baiana. O novo trabalho dos artistas conta com aulas abertas ao público, e será finalizado no dia 5 de abril com o lançamento de 12 vídeos-dança gravados com os participantes.
O projeto, realizado inteiramente on-line, tem como tema reflexões sobre “Como dançar a dois em tempos de isolamento social?”, com o intuito de discutir e estimular criações para a sobrevivência da dança a dois durante a pandemia e o distanciamento físico. O projeto acontece em oficinas de qualificação artística, lives e bate-papos, com a presença de profissionais do Casa 4, do Grupo de Valsa Amor Eterno, Valse d’amour e Flexionando.
As oficinas terão os temas: Corpo e Vídeo por Marcus Lobo; Improvisação em Dança por Ruan Wills; Questões Contemporâneas na Dança por Nirlyn Seijas; Gênero e Racialidade por Jônatas Raine e; Dança e Imagem Digital por Marcelo Galvão. As inscrições podem ser feitas através do endereço on-line disponibilizado pelo coletivo a partir do dia 14 de janeiro.
O Casa 4 é um coletivo independente composto por profissionais da dança que pesquisam abordagens contemporâneas nas danças de salão. Seu público é formado sobretudo por pessoas ligadas ao teatro/dança e/ou à comunidade LGBTQIA+. Seu discurso também reverbera nos trabalhos paralelos desenvolvidos por seus integrantes que atuam em Escolas de Ensino Básico, Grupos de Idosos e Estúdios de Dança.
O projeto conta com o apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB) através do Prêmio Jorge Portugal com recursos provenientes da Lei Aldir Blanc.
Serviço
O que: Casa 4 pelos 4 cantos de Salvador: intercâmbio artístico-cultural com os Grupos de Valsa Amor Eterno, Valse d’amour e Flexionando
Quando: 18 de janeiro
Onde: On-line
Quanto: Gratuito
Inscrições: Endereço on-line
Sobre o Casa 4:
O Casa 4 nasce das inquietações de um grupo de amigos dançarinos, gays e com experiência nas danças de salão. Em suas pesquisas artísticas, o coletivo busca criar possibilidades de dançar a dois que respeitem as individualidades de seus intérpretes-criadores e não se limitem a binarismos como condutor-conduzido, dama-cavalheiro, ativo-passivo. Desde a sua criação, o Coletivo Casa 4 tem o objetivo de difundir o respeito à diversidade através de suas ações artísticas em dança. Espetáculos, workshops, bate-papo e apresentações são algumas das proposições realizadas pelo grupo que já integrou a programação de eventos ligados à comunidade LGBTQIA+, Festivais de Dança e Congressos de Dança de Salão. Em novembro de 2017, o grupo estreou seu primeiro espetáculo: “Salão”. Em junho de 2019, o Casa 4 estreou seu segundo trabalho: Me Brega, Baile!