Coletivo Bixa Pare exibe quatro edições online do Sarau Bixaria Literária e promove conversa com o público
Realizado tradicionalmente em espaços culturais da cidade de São Paulo, o Sarau Bixaria Literária é uma iniciativa do coletivo Bixa Pare que reúne apresentações artísticas diversas de pessoas LGBTQIA+. No período da pandemia, o grupo adaptou o formato para a mídia online e disponibilizou uma safra de vídeos em seu canal do Youtube. Em março (3, 10, 17 e 24/3), quartas-feiras, às 22h, os artistas disponibilizam ao público, também pelo Youtube, edições inéditas previamente gravadas dos saraus com participações especiais e intervenções do Incorretes, agrupamento de artistas LGBTQIA+ da Zona Leste de São Paulo.
O sarau é uma iniciativa do Coletivo Bixa Pare que propõe um espaço de troca, compartilhamentos e diálogos entre artistas LGBTQIA+s, que estão produzindo reflexões sobre suas diversidades de corpos e coexistências nas pluralidades artísticas.
O evento é composto por apresentações de performances produzidas pelo coletivo, propostas individuais dos seus integrantes e artistas convidados – nas edições de março, participam, em dias diferentes, Kaique, Naísa Zaiiah, Uma Luiza e Biel Lima, que fazem uma apresentação musical no fim de cada edição.
“Desejamos criar diálogos também com o território online. Além das apresentações do sarau, iremos realizar uma roda de conversas para dialogar sobre as produções LGBTQIA+s”, conta o grupo. A conversa, que será ao viva e veiculada pelo Youtube, acontece dia 31/3, quarta-feira, a partir das 21h.
Sobre o coletivo Bixa Pare
O Coletivo Bixa Pare é um coletivo artístico que possibilita em sua existência, criações de trabalhos em diversas linguagens que trazem como disparadores questões e atravessamentos de identidades de gênero e orientação sexual, entre tantas outras urgências. Formado pelas bixas artistas Diego Castro, Caio F. Vallim, Fabio Lopes e Luan Afonso, artistas pesquisadores com formações plurais.
O Sarau Bixaria Literaria ganhou destaque nas produções do coletivo ao longo desses anos. Além dos trabalhos cênicos, o repertório do coletivo conta com ações artísticas diversas, como Batalha de Lip Sync, Feira Queer de Arte Independente, Festa Bixa Party além do bloco carnavalesco Bixa Pare que terá seu desfile virtual esse ano. O coletivo segue levando resistência e muito brilho em seus trabalhos.
Sobre o agrupamento Incorretes
Incorretes é um agrupamento de artistas da ação que nasceu em 2019, na região
da José Bonifácio, zona leste de São Paulo. Inicialmente em situação de arte-
educação em um programa municipal, es integrantes perceberam que o encontro
entre iles era potente e decidiram se agrupar e continuar juntes. Todes LGBTQI+ ,
trabalham com diversas linguagens artísticas, sempre a partir das experiências desses
corpos dissidentes.
Ficha técnica
Coletivo Bixa Pare: Melissa Babalu Drag Queen (Luan de Afonso), Diego Castro, Fabio
Lopes e Caio Fernando Vallim.
Incorretes: Bruxa Travesti, FKA Arcadia, Viny We e Dani Barsoumian.
Pocket Shows: Kaique, Naísa Zaiiah, Uma Luiza e Biel Lima.
Produção: Diego Castro.
Serviço
Sarau Bixaria Literária
10/2, 24/2, 10/3 e 24/3, quartas-feiras, 22h
Exibidos no Youtube do Coletivo Bixa Pare
Duração: aprox. 100 minutos
Grátis
Roda de conversa
31/3, quarta-feira, a partir das 21h
Exibidos no Youtube do Coletivo Bixa Pare
Duração: 80 minutos
Grátis