Clube de Leitura LGBTQIAP+ da Bahia celebra literatura e diversidade no Centro Histórico de Salvador
Neste domingo, 9 de novembro, o Clube de Leitura LGBTQIAP+ da Bahia realiza um encontro, das 11h às 17h, no Espaço Conceito Preto Fala de Amor, no Centro Histórico de Salvador.
Coordenado pelo Prof. Dr. Nilton Milanez e organizado pela Palavra-Borboleta, o evento será uma grande celebração da literatura queer, reunindo pessoas autoras, pessoas leitoras, artistas e militantes culturais em um ambiente de afeto, arte e representatividade.
O Prof. Milanez explica que “ocupar espaços de circulação e de diversidade significa dar visibilidade à Literatura LGBT produzida na Bahia” e acrescenta que “As pessoas precisam saber que existe uma forte produção literária LGBT independente escrita por pessoas LGBTs e aliadas”. E conclui com ênfase que “A literatura também é nosso lugar de modo de vida.”
Além das conversas literárias, haverá exposição e venda de livros de pessoas autoras LGBTQIAP+ baianas ou que residem na Bahia, fortalecendo a cena literária independente e aproximando o público das vozes que constroem novas narrativas sobre identidade, corpo e liberdade.
A produtora cultural Tati Gonçalves, da Palavra-Borboleta, reforça a importância da iniciativa: “Encontros literários de literatura LGBT+ são muito importantes e precisam fazer parte do calendário cultural de Salvador.”
Entre os participantes confirmados estão Nilton Milanez, Ana Mariano, Ivonetty Gomes, Matheus Kawan, Murillo Nonato, Mama Gaby (Gaby Kopinits), João Valença e Alexandre Araújo, com apoio da escritora Yara Souza e do professor e escritor Suênio Lucena.
A trilha sonora do evento conta com a parceria de AM – Adauto Mestre, músico e ativista da cena cultural soteropolitana.
Sobre o Clube
O Clube de Leitura LGBTQIAP+ da Bahia é uma ação do Projeto de Extensão “Leitura de narrativas sobre as (homo)sexualidades no Brasil”, coordenado pelo Prof. Dr. Nilton Milanez no âmbito do NUPE – Núcleo de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), vinculado ao Departamento de Ciências Humanas, Campus I, e ao Colegiado de Letras Vernáculas.
Destinado a pessoas LGBTQIAP+ e aliadas (18+) que leem e escrevem literatura queer independente, o clube tem como objetivos:
● promover a leitura e discussão da literatura LGBTQIAP+ baiana;
● incentivar a produção e publicação de obras literárias digitais sobre modos de vida LGBTQIAP+;
● ocupar espaços culturais e feiras literárias na Bahia;
● e fomentar o debate sobre políticas públicas voltadas à literatura queer no estado.
Serviço
Evento: Encontro do Clube de Leitura LGBTQIAP+ da Bahia
Data: Domingo, 9 de novembro
Horário: 11h às 17h
Local: Espaço Conceito Preto Fala de Amor – Rua Alaíde do Feijão, 13A SS, Centro Histórico, Salvador
Coordenação: Prof. Dr. Nilton Milanez
Organização: Palavra-Borboleta com a produtora Tati Gonçalves
Parceria: AM – Adauto Mestre
Entrada gratuita
