Ícone do site Dois Terços

Cine Sapatão exibe documentários de brasileiras rodados em Cuba neste sábado (22) em SP

Neste sábado (22) às 15h, o Cine Sapatão realiza o evento gratuito “Buscas e Encontros” em São Paulo, no qual serão exibidos os curtas-metragens “Cartas Pra Mim”, de Marina Vergueiro, e “Travessias”, de Ana Graziela Aguiar. Após a projeção, as realizadoras irão participar de uma roda de conversa sobre o processo de criação dos filmes. Ambos rodados em Cuba durante a estadia das diretoras brasileiras na ilha, os curtas trazem uma busca de si a partir do encontro com o outro, por meio de uma linguagem poética e sensível.

Cineasta, poeta, jornalista e ativista pela saúde afetiva e sexual das mulheres, Marina é graduada em Jornalismo pela PUC-SP com pós-graduação em Marketing na ESPM e mestrado em Cinema pela Escuela Internacional de Cine y TV de San Antonio de los Baños. Ana Graziela Aguiar é graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Viçosa, pós-graduada em produção audiovisual pela Universidade Estácio de Sá e em Direitos Humanos e questões étnico-sociais pela Universidade Unyleya, além de mestre em direção de documentário de criação pela EICTV/Cuba.

Cine Sapatão é um coletivo de militância e audiovisual focado no protagonismo sapatônico. Inicialmente organizado como um cineclube, nos últimos anos vêm expandindo suas atividades para a pesquisa, realização de filmes e cursos. Fundado em São Paulo no final de 2017 com o objetivo de pensar o cinema em articulação com as lutas lésbicas, o coletivo se constituiu como um cineclube com frequência de exibições mensais e gratuitas, alternando em espaços de cultura no centro da cidade de São Paulo e, a convite, na periferia, em cidades do interior e em outros estados, como Rio de Janeiro e Minas Gerais. Atualmente o coletivo é composto por Fernanda Elias (2017-presente), Rita Quadros (2017-presente), Nayla Guerra (2019-presente), Carolina Matias, Ceia Gomes e Jheniffer Lourenço (2022-presente).

Confira as sinopses:

“Cartas Pra Mim”
No aniversário de 10 anos de seu diagnóstico de HIV, a poeta Marina Vergueiro viaja para Cuba e descobre a história de Caridad, uma mulher que há 20 anos se injetou com sangue infectado por HIV quando se descobriu lésbica e não teve o apoio da família.
Intrigada e curiosa pela história de Cari e intrigada para entender seus próprios traumas causados pela infecção que a impedem de se entregar ao amor, Marina a busca por todos os lados e, diante da dificuldade em encontrá-la em uma Cuba devastada pela pandemia de Covid-19, entende que a busca por Caridad ganha contorno bem mais íntimo.

“Travessias”
Uma carta de amor que une Brasil e Cuba. No filme Travessias, a diretora parte em uma longa viagem em busca de entender os sentimentos e transformações passadas por uma pessoa próxima. Neste caminho de dúvidas e inquietações, encontra Justin, um homem trans que vai auxiliá-la nesta travessia. Com um olhar poético e autorreferencial, a diretora nos convida a repensar nossos próprios preconceitos e limites em relação ao outro.

Sábado – 22/06 – 15h
Local: Casa do Professor (APEOESP)
Endereço: Rua Bento Freitas, 71, República
GRATUITO

Sair da versão mobile