Centro de Treinamento de Campeões celebra um ano com histórias de transformação e jovens atletas premiados
Nos corredores da Arena Fonte Nova, há um ano, o espaço que recebe jogadores, comissões técnicas, artistas e produtores de eventos também se consolidou como um celeiro de novos talentos e transformação social. Pequenos atletas, bailarinas, alunos apaixonados pelo esporte e professores trazem uma movimentação diferente, marcada pelo entusiasmo e esperança de novas oportunidades no Centro de Treinamento de Campeões.
O projeto de iniciação esportiva começou na Arena em 2019, sob o nome Filhos do Tatame, com o professor de jiu-jitsu Marcos Almeida, o Marcão, que realizava aulas para os participantes do Vizinhos da Arena, projeto voltado para comunidades vizinhas, criado em 2013. O local foi reformado com o apoio do Instituto Terra Firme e foi lançado em janeiro de 2024 com a inclusão de novas modalidades.
Atualmente, o CT conta com 240 alunos, 12 turmas e oferece aulas gratuitas de jiu-jitsu, capoeira, boxe e ballet, para crianças e adolescentes, com idades entre 5 e 16 anos, e uma turma de boxe e defesa pessoal, que atende mulheres acima de 16 anos. No local, os alunos recebem todo o uniforme e lanche após as aulas.
Além do esporte, o CT de Campeões tem uma proposta de acolhimento e cuidados com os alunos e suas famílias. Em colaboração com a Unifacs, o projeto disponibiliza diversos serviços gratuitos com atendimentos em Psicologia, Serviço Social, Enfermagem, Nutrição, Medicina e Fisioterapia, em uma sala especial, com a estrutura necessária para as especialidades e para maior comodidade dos alunos do CT e dos responsáveis que os acompanham.
No fim do ano passado, o CT realizou a sua primeira formatura, em uma cerimônia que reuniu 400 pessoas, entre alunos, professores e familiares, para celebrar a entrega de certificados a 22 participantes no jiu-jitsu e 37 na capoeira.
Alunos campeões
Com treino, disciplina e a experiência dos professores, foram revelados talentos e descobertas habilidades de jovens no Centro de Treinamento de Campeões, que hoje se destacam em competições. Entre eles estão, Wallace de Santana, campeão baiano juvenil 2024 e 1º lugar no Ranking Baiano; Carlos Wilson Rosário e Yuri Santana, ambos vice-campeões baianos juvenis 2024; Paula Mirela, vice-campeã baiana juvenil 2024; Matheus Nascimento, campeão infantil Confere Salvador 2025; Lucas Daniel Damasceno, vice-campeão infantil Confere Salvador 2025; e Catharina Luz, vice-campeã juvenil Confere Salvador 2025.
“O CT de Campeões é um “abraço” da Arena Fonte Nova. Ele possibilita que crianças saiam de casa para um local seguro, onde vão encontrar os recursos necessários para os treinos esportivos e também todo o suporte necessário para desenvolver sua cidadania”, diz o professor Marcão.
Segundo a coordenadora de Comunicação e Responsabilidade Social da Arena Fonte Nova, Thaise Muniz, a ideia é expandir as aulas em outras vertentes além do esporte, para que mais jovens participem da ação e explorem seus potenciais. “O Centro de Treinamento de Campeões é um compromisso social da Arena Fonte Nova com o desenvolvimento da sociedade e cria oportunidades que impactam positivamente não apenas os alunos, mas todos os envolvidos, para inspirar um futuro com mais possibilidades”.