Centro Cultural Futuros promove ação educativa no Dia Internacional da Visibilidade Trans

Genilson Coutinho,
26/03/2025 | 22h03
Ariadne Mendes, coordenadora do Loucura Suburbana, é uma das convidadas do evento – foto: Maria Buzanovsky

Promover reflexões sobre os desafios enfrentados pelas pessoas trans após o processo de transição de gênero. Este é o principal objetivo da estação educativa “As mídias sociais na Visibilidade Trans”, que ocorre neste sábado, 29, às 15h, no centro cultural Futuros – Arte e Tecnologia, no Flamengo. A atividade que celebra o Dia Internacional da Visibilidade Transgênero, comemorado em 31 de março, contará com apresentação e discussão de vídeos feitos por criadores de conteúdo sobre o tema, além de uma roda de conversa.

Participam do encontro representantes de instituições que atuam na área, como Indianarae Siqueira, coordenadora da CasaNem; Ariadne Mendes, Coordenadora do Bloco Carnavalesco Loucura Suburbana e do Ponto de Cultura Loucura Suburbana: Engenho, Arte e Folia; e Niara Felipe, Assistente Social do CAPS AD III Paulo da Portela, da Secretaria Municipal de Saúde da cidade do Rio de Janeiro. A mediação será do arte-educador Caetano Cardinot.

Serviço

Estação educativa “As mídias sociais na Visibilidade Trans”

Data: sábado, 29 de março

Horário: 15h

Futuros – Arte e Tecnologia
Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo, Rio de Janeiro – RJ

Entrada gratuita

Público: Livre (lotação máxima: 60 pessoas, inscrições por ordem de chegada)

Sobre o Futuros – Arte e Tecnologia

Inaugurado há 20 anos com a proposta de democratizar o acesso a experiências de arte, ciência e tecnologia, o centro cultural Futuros – Arte e Tecnologia convida o público a refletir sobre grandes temas deste século que norteiam a sua linha curatorial: meio ambiente, ancestralidade, infância, diversidade, educação e as inúmeras questões que envolvem a tecnologia e seu impacto no desenvolvimento da humanidade. O espaço investe de forma recorrente na produção e inovação artística, com experimentação de novas linguagens, busca revelar novos talentos e valorizar e desenvolver o setor cultural do país, além de expandir a colaboração com a cena artística internacional, consolidando o Brasil na rota mundial da economia criativa.

Nomes como Andy Warhol, Nam June Paik, Jean-Luc Godard, Luiz Zerbini e Lenora de Barros são alguns dos expoentes que já ocuparam suas galerias ao longo dos últimos anos. Seu espaço já foi palco de cena cultural carioca e nacional com eventos como Festival do Rio, Panorama de Dança, Multiplicidade, Novas Frequências e Tempo_Festival, sendo os três últimos especialmente concebidos para a instituição.

Com programação diversa e voltada para toda a família, o centro cultural abriga galerias de arte, um teatro multiuso e o Museu das Comunicações e Humanidades. Com um acervo de mais de 130 mil peças históricas sobre as comunicações no Brasil, promove ainda experiências imersivas e interativas que divertem e estimulam a reflexão sobre o impacto das tecnologias nas relações humanas.

O centro cultural foi fundado pela Oi, sua principal mantenedora, e conta com a gestão do instituto Oi Futuro. Por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro – Lei do ISS, o projeto Vem, Futuro! Ano 2 é realizado pela Zucca Produções, em parceria com o Oi Futuro, no centro cultural, com patrocínio da Serede, Oi, Tahto e Prefeitura do Rio de Janeiro/SMC, oferecendo programação cultural, ações educativas e abrangendo infraestrutura de apoio nas galerias, no teatro e no Musehum.