No Circuito

Teatro

Catálogo Brasileiro de Teatro apresenta espetáculos on-line

Genilson Coutinho,
25/02/2021 | 00h02
Foto: Divulgação

A mescla de textos das peças “Esta Criança”, “Krum” e “Preto” estarão presentes na apresentação de Renata Sorrah em companhia , que ocorre dia 27 de março, às 20h, pelo youtube da Catálogo Brasileiro de Teatro. Na peça, a atriz se une ao dramaturgo e diretor Marcio Abreu, que foi seu parceiro na construção desses textos. A obra se articula a partir da fala pública de uma mulher em sua casa, que na vivência da quarentena discute temas como isolamentos, lamentos, obscurantismos, nacionalismos crescentes, belicismos exacerbados, preconceitos e extremismos religiosos.

Com dramaturgia de Aldri Anunciação, a obra trabalha o presente, passado e futuro para falar como o processo de colonização construiu sofrimentos psicológicos em corpos negros. O projeto Catálogo Brasileiro de Teatro, idealizado pela Fred Soares Produções desde 2000, é reconhecido como um dos maiores projetos de circulação e difusão nas artes cênicas, que reúne artistas e grupos de diversas regiões do país: Belo Horizonte, Curitiba, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Em 2021, o evento traz ainda obras de Salvador e cidades do interior da Bahia.

Também estará em cartaz a obra “Tudo que cabe em uma VHS”. As recordações de um relacionamento dão o tom do experimento sensorial Tudo que cabe em uma VHS, onde o público se torna cúmplice das memórias de um personagem da obra. Com direção e dramaturgia de Giordano Castro, a experiência cênica será exibida nestes sábado (27) e domingo (28), como parte da programação do projeto Catálogo Brasileiro de Teatro.

Tudo que Cabe em uma VHS é acompanhado via web, por meio de uma série de plataformas virtuais de comunicação e entretenimento. O público terá uma experiência individual que o transporta a uma nova esfera nas relações de proximidade entre ator e espectador, recorrentes na obra do grupo pernambucano Magiluth. Após adquirir o ingresso pelo Sympla (Sympla.com.br/catalogobrasileirodeteatro) para imergir nessa experiência cênica, o público receberá por email solicitando informações como o @ do Instagram, o número de whatsapp e se a pessoa utiliza algum aplicativo de streaming de música (Spotify ou Deezer).

O uso de fones de ouvido e os perfis nas redes citadas favorece a experiência, porém não são obrigatórias para a participação.

Acompanhe tudo no canal youtube.com/fredsoaresproducoes.

O Catálogo Brasileiro de Teatro traz dois meses de projeto com exibições de espetáculos gratuitas, a partir do apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Serviço

Pele Negra. Máscaras Brancas

26/02, sexta-feira, às 20h

Exibição gratuita das 20h do dia 26/02 até 20h do dia 27/02.

Renata Sorrah Em Companhia

27/02, sábado, às 20h

Exibição gratuita das 20h do dia 27/02 até 20h do dia 28/02.

Tudo Que Coube Numa VHS

27 e 28/02, sábado e domingo

Ação interativa pelo Whatsapp


Além da obra de Renata, a Companhia de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA) também estará na programação deste final de semana do projeto Catálogo Brasileiro de Teatro. Baseada na tese homônima do psiquiatra e filósofo Frantz Fanon, a peça Pele Negra, Máscaras Brancas será exibida dia 26 de fevereiro, às 20h. O texto original é referência mundial para discussão sobre o racismo. Além deste, a obra dirigida por Onisajé – primeira mulher negra a dirigir uma montagem da Companhia, traz referências do livro ‘Os Condenados da Terra’.