Dia 29 de agosto, às 21h, a Casa da Mãe, no Rio Vermelho, será palco para uma apresentação que promete trazer uma nova e sofisticada visão dos clássicos do arrocha – ritmo que surgiu no interior da Bahia nos anos 2000 e nunca saiu do coração e da memória dos baianos.
Sob o comando da Jôfrência FM, um programa de rádio que simboliza a conexão com o passado e a celebração do presente, o cantor Jô Barros, irá revistar os bares do interior da Bahia, enaltecendo nomes clássicos do ritmo como Silvano Sales, Asas Livres e Nara Costa, proporcionando duas horas de celebração ao arrocha.
“Esse show é um retorno à minha infância nos interiores da Bahia, quando passava na rua e escutava essas músicas que marcam um tempo. São músicas que a gente nem sabe como sabe, mas sabe! Um refrão, uma estrofe, um solinho. Tá presente em nosso imaginário e nosso coração.” Destaca Jô.
O show propõe ainda um movimento de valorização ao arrocha – como um ritmo verdadeiramente popular. Segundo Jo, “o arrocha é uma música da rua, feita pelas pessoas e para as pessoas, com letras românticas lindíssimas que merecem nossa valorização nesse lugar de música rica, música boa!”
Na produção musical Gabriel Sol – multi-instrumentista, compositor e arranjador, regente do NPM Sesi do Neojiba/Orquestra Jovem do Sesi, produtor e diretor Musical de Salvador; comanda os arranjos que passam pelo pop, R&B e o tradicional arrocha, numa moderna mistura de instrumentos pré-gravados com execução ao vivo.
A produção é assinada por Adoliran Medrado e Casa da Mãe, com patrocínio do Grupo Irmãos Pelegrine e apoio institucional da Fundação Cultural do Estado da Bahia e da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.
Data: 29 de agosto de 2024
Horário: 21h
Ingresso: R$30 antecipado no Instagram Casa da Mãe e R$35 na hora.
Local: Casa da Mãe, Rio Vermelho, Salvador Produção: Adoliran Medrado e Casa da Mãe Patrocínio: Grupo Irmãos Pelegrine
Apoio Institucional: Fundação Cultural do Estado da Bahia – Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.
Jô Barros vem se destacando como um dos grandes nomes da nova geração da música baiana. Inspirado em artistas como Gilberto Gil, Maria Bethânia, Caetano Veloso, Madonna e Tim Maia. Jô traz as referências da MPB para suas composições, propondo novos arranjos sonoros e a mistura de estética e música que formam uma identidade diferenciada.
O artista desenvolveu a paixão pela música ainda criança, mudou-se do município de Capim Grosso para Salvador na adolescência, para estudar e ir em busca do sonho de cantar nos palcos da terra do axé, estreando no Carnaval de Salvador em 2020. Reconhecido pelo público jovem, o cantor integra a nova cena musical soteropolitana.
Em novembro de 2023 Jô fez uma aclamada série de shows em homenagem ao mestre Gilberto Gil, trazendo releituras de suas obras em uma estética pop. Sempre misturando música e estética, o artista apresenta diversas abordagens sobre si mesmo. Em 2024 Jô lançou “Dança”, seu primeiro feat com os artistas Hiran e Cuper, obtendo mais de 100 mil reproduções nas plataformas.