Bloco Alvorada abre inscrições para 2ª edição de curso gratuito sobre redes sociais para afroempreendedores e artistas
Depois de um primeiro ano voltado a empreendedores e artistas que buscavam aprimorar sua atuação nos meios digitais, o Instituto Cultural Alvorada Bahia, mais conhecido como Bloco Alvorada, está com inscrições abertas para a 2ª edição do Projeto Redes Alvorada. O projeto é voltado para fortalecer atuação de afroempreendedores, artistas e profissionais negros da economia criativa com o uso das redes sociais como ferramenta de trabalho.
“Este projeto surge a partir de uma percepção da quantidade de associados, músicos e colaboradores que tem potencial, mas não conseguem expandir seus negócios no âmbito virtual, por falta de afinidade com o mesmo”, adianta Vadinho França, presidente do Bloco Alvorada. Com início previsto para o dia 5 de abril, para participar do Redes Alvorada é necessário ser maior de 16 anos, ter contas nas redes sociais e interesse no uso da internet como espaço de crescimento profissional, ter condições de acessar internet para acompanhar aulas on-line e participar das monitorias presenciais.
Na edição de 2022, a iniciativa possibilitou aos 50 afroempreendedores contemplados um estreitamento à cultura das comunidades tradicionais e urbanas de Salvador, lançando diferentes olhares e conhecimentos de como otimizar o uso de ferramentas digitais para melhorar e continuar produzindo e se fortalecendo enquanto empresa. Foram 30h de oficinas, mais de 10h de consultorias sobre uso, reformulação ou atualização da marca.
Participante da 1ª edição do Redes Alvorada, realizada em 2022, Maisa Santos conta que aprendeu a lida com o Instagram “de uma maneira simples e descomplicada”. “Quero agradecer por esse projeto ter mudado a visão da minha empresa e por cada direcionamento”, diz. Nesta mesma linha, Já Silve Elen celebrou os efeitos do curso em suas páginas online: “Superou minhas expectativas, as mentorias foram esclarecedoras. Consegui modificar algumas coisas necessárias nas redes sociais”.
Rede de Afroempreendedores
Desde 2018, o Instituto Cultural Alvorada Bahia vem promovendo, fomentando e fortalecendo o afroempreendedorismo, a partir de projetos que visam qualificar e difundir o trabalho de profissionais empreendedores baianos. Ao todo, já foram realizadas quatro formações e qualificações, seis feiras de empreendedores e quatro cursos de comunicação e produção. Todas ações são gratuitas e realizadas a partir de incentivos e editais públicos.
No caso desta segunda edição do Redes Alvorada é fruto da parceria do Instituto Cultural Alvorada Bahia com MOVAÊ – Movimento Afroempreendedor, por meio da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi). O projeto está com inscrições abertas até a próxima terça-feira, 26 de março e vai beneficiar 100 empreendedores, artistas e músicos baianos (as) para participar das oficinas de qualificação e mentorias individuais em 2024. As inscrições acontecem via formulário online e o edital está disponível clicando aqui.
Cronograma:
Inscrições: 18 de março de 2024 até 30 de março de 2024
Aula Inaugural: 05 de abril, 18h, na Biblioteca Central do Estado da Bahia (Barris/ Salvador BA)
Oficinas: 05 de abril a 09 de maio de 2024
Consultorias e Mentorias: 08 de maio até 20 de julho de 2024
Encontro de encerramento: 27 de julho de 2024, 14h
Para mais informações, enviar e-mail: alvoradasamba@gmail.com