Biomarcadores: os sinais do corpo e a prevenção de doenças
No complexo universo das ciências da saúde, os biomarcadores se destacam como protagonistas em um enredo de prevenção e diagnóstico. Mas o que exatamente são biomarcadores? Em termos simples, eles são sinais do corpo que indicam a saúde ou a presença de doenças. Nos últimos anos, a importância desses indicadores tem crescido, especialmente no contexto da ciência da saúde preventiva e personalizada, onde cada vez mais se busca tratar o paciente de forma única.
“Imagine seu carro, equipado com um painel que avisa quando é hora de abastecer ou quando a temperatura do motor está alta. Os biomarcadores funcionam de maneira semelhante, atuando como luzes de advertência no painel do corpo humano. Assim como essas luzes alertam sobre a necessidade de atenção, os biomarcadores – como níveis de colesterol, glicose e proteínas específicas – são sinais que podem indicar o risco de desenvolvimento de doenças”, explica Kleber Fialho, neurocientista. “Esses “sinais” vazam informações valiosas e permitem que tanto profissionais da saúde quanto pacientes fiquem atentos a mudanças que podem indicar problemas de saúde”, acrescenta.
Os biomarcadores desempenham um papel crucial no diagnóstico de diversas patologias. Imagine um mapa que revela o caminho mais curto para seu destino. De maneira análoga, os biomarcadores ajudam os neurocientistas a identificar rapidamente o que pode estar errado no corpo humano. “Assim, através da detecção precoce, os médicos podem iniciar intervenções que evitam o agravamento da saúde do paciente, proporcionando qualidade de vida”, ressalta o neurocientista.
O neurofeedback é um método que visa treinar o cérebro para melhorar seu funcionamento. Neste contexto, os biomarcadores se tornam fundamentais. Eles ajudam a personalizar o tratamento, ajustando o que é necessário para otimizar a função cerebral com base nas necessidades individuais de cada paciente. “Imagine um personal trainer que ajusta a rotina de exercícios de um atleta, dependendo do seu desempenho em cada treino. Os biomarcadores servem exatamente para esse propósito, monitorando e indicando as áreas que precisam de atenção”, comenta Kleber Fialho.
Os biomarcadores emergem como ferramentas poderosas na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças. Ao entender e conhecer os sinais que nosso corpo nos envia, conseguimos agir preventivamente, antecipando problemas antes que se tornem graves. “Conhecer os sinais do corpo é um passo fundamental para uma vida mais saudável e consciente”, finaliza o neurocientista Kleber Fialho.