Ícone do site Dois Terços

BASF e Natura promovem live sobre papel das empresas no enfrentamento à violência contra a mulher

Desde que iniciaram as medidas de isolamento social para frear a contaminação pelo novo Coronavírus (Covid-19), o número de casos de violência contra a mulher tem aumentado. Segundo um levantamento realizado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humano, durante a pandemia, os índices de violência contra a mulher aumentaram em cerca de 40% em relação ao mesmo período de 2019.

O papel das empresas no enfrentamento a essa realidade se torna ainda mais essencial neste período. Com vistas a promover um diálogo sobre o tema, a BASF, por meio do seu grupo de equidade de gênero – Woman In Business (WIB) -, promove uma live no dia 23/07, às 9h, que contará com a participação da “Aline Lima integrante do time do Movimento Natura pensa Inovação Social e Diversidade para Consultoras de Beleza Natura”, e Karina Chaves, gerente de Diversidade e Inclusão da BASF na América do Sul.

As especialistas trarão informações importantes sobre suporte às colaboradoras e como as empresas estão se mobilizando por meio de ações. Para participar, basta acessar e se cadastrar, gratuitamente, no website plus.onono.com.br a plataforma digital do onono+, Centro de Experiências Científicas e Digitais da BASF na América do Sul.

Experiência – Com o objetivo de conscientizar, acolher e orientar as mulheres em situações de violência, a BASF criou o Programa “Conte com a Gente”. Trata-se de um programa destinado às colaboradoras da BASF na América do Sul. O Programa contou com uma campanha de sensibilização composta por vídeos de sensibilização, webinars com especialistas, capacitação da liderança e um e-book que pode ser facilmente acessado na intranet e que visa auxiliar a mulher a quebrar o ciclo da violência, identificando as várias formas de violência e seus sinais, além de orientar a melhor forma de agir nessas situações. Por meio de campanha de sensibilização, as colaboradoras são orientadas a procurar o Canal Sempre Bem, canal interno e confidencial de assistência psicológica, jurídica, financeira e social, para obter o suporte necessário em casos de violência. As colaboradoras podem contar ainda com um suporte adicional para romper com ciclo de violência, que funciona sob demanda: se a mulher solicitar apoio, um comitê é formado para avaliar as ações necessárias caso a caso.

“No contexto de teletrabalho, falar de equidade de gênero é ainda mais urgente. E é o que temos feito, buscando dar luz a temas como o de violência contra mulheres, interseccionalidade de gênero e raça, direitos LGBTI+, dentre outros. Contar com o Women In Business, nosso grupo de afinidade de gênero na BASF tem sido fundamental para acelerar o desenvolvimento de ações práticas que promovem um ambiente profissional cada vez mais respeitoso, acolhedor, igualitário e seguro”, comenta Karina.

Sobre a BASF

Na BASF, criamos química para um futuro sustentável. Combinamos sucesso econômico com proteção ambiental e responsabilidade social. Os mais de 117.000 colaboradores do Grupo BASF trabalham para contribuir para o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e em quase todos os países do mundo. Nosso portfólio é organizado em seis segmentos: Químicos, Materiais, Soluções para Indústria, Tecnologias de Superfície, Nutrição & Cuidados Pessoais e Soluções para Agricultura. A BASF gerou vendas de 59 bilhões de euros em 2019. As ações da BASF são comercializadas na bolsa de valores de Frankfurt (BAS) e como American Depositary Receipts (BASFY) nos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.basf.com.br.

Sobre a Natura

Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Líder no setor de venda direta no Brasil, com mais de 1,8 milhão de consultoras nas modalidades presencial e on-line, faz parte de Natura &Co, resultado da combinação entre as marcas Avon, Natura, The Body Shop e Aesop. A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo “The Leaping Bunny”, concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias “Aqui tem Natura”. Para mais informações, visite http://www.natura.com.br ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedIn, Facebook e Instagram.

Sair da versão mobile