Famosos

Ator baiano Genário Neto estreia no filme ‘Carnaval’, da Netflix

Redação,
03/06/2021 | 11h06
(Foto: Divulgação)

Ator soteropolitano Genário Neto, ator bacharel em artes cênicas-interpretação teatral pela UFBA e um dos artistas expoentes da sua geração, estreia dia 2 de junho na plataforma internacional de streaming Netflix com o filme Carnaval, em que interpreta o irreverente assessor da personagem principal a digital influencer de Luana, vivido pela atriz Flávia Pavanelli. O ator, que também contracenou com outros nomes nacionais como Giovanna Cordeiro, conta que seu personagem integra o núcleo secundário, mas que terá grande importância para trama, logo que, será alvo constante de bulling da chefe. Importante lembrar que outros nomes da cena baiana integram o elenco, Jean Pedro e Rafael Medrado.

Além de Carnaval, em 2021, Genário Neto estreia também em junho o curta metragem Via Láctea, como roteirista – em parceria com Thiago Almasy (também diretor do filme) – e ainda atua. Ainda em 2021, estreia no musical NAU, que faz parte do ano II do Fábrica de Musicais e tem direção de Thiago Romero e Daniel Arcades. Em abril, integrou o elenco do inédito game-espetáculo INIMIGOS, do Coletivo COATO, com direção de Marcus Lobo.

Breve perfil
Formado também pelo 28° curso livre de teatro da UFBA, já estrelou mais de 20 espetáculos teatrais da cena baiana. Atualmente, é graduando em direção teatral pela mesma universidade. Dentro da sua formação acadêmica, estudou em Porto, Portugal, onde ampliou seus conhecimentos na formação do ator e nas técnicas do canto e do canto lírico. Sua viagem lhe rendeu alguns trabalhos durante o ano em que esteve lá (como a participação no curta SNOOZE, premiado com o Grande Prêmio Sophia Estudante) e contatos que garantiram possíveis realizações de projetos no futuro pós-pandémico. 

No início da carreira, passou a integrar o elenco do Na Rédea Curta, cenas de esquetes cômicas baianas, no Youtube e garantiu assim uma amplitude do seu trabalho nas redes sociais e no palco. Também estará presente como Meire, amiga íntima de Mainha – interpretado por Sulivã Bispo, no longa metragem do projeto que tem suas gravações programadas pra agosto.

Integrou o grupo Teatro da Queda, com direção de Thiago Romero, onde vivenciou uma personagem drag queen evangélica no espetáculo REBOLA, no Beco dos Artistas. Em 2019 foi indicado como melhor ator pelo prêmio braskem de teatro por sua atuação em 3 espetáculos: Titus, Madame Satã e Memórias do Mar Aberto.

Trabalhou com grandes nomes da cena brasileira, como João Falcão, Márcio Abreu (Cia Brasileira), Harildo Déda e Márcio Meirelles. Com João Falcão, participou do ano I do projeto Fábrica de Musicais e interpretou Bobina, o artista que queria levar o teatro pro carnaval de salvador, como foi contado na peça Sonho de uma Noite de Verão na Bahia, em 2019. O sucesso do espetáculo e do personagem levou o ator a cantar em cima do trio da Daniela Mercury, no Carnaval de 2020, em que cantou canções do musical e composições de sucesso da cantora baiana.

Ainda em 2020 participou da áudio-peça OS CEGOS, com direção de Márcio Abreu, em parceria com o Grupo de Teatro Boca de Cena, de Ipatinga (MG). Durante a pandemia ampliou sua trajetória com mais estreias: lançou com Thiago Almasy um programa online chamado De Papo na Coxia, onde conversava, de forma descontraída, sobre os bastidores da cena baiana.