Ativista LGBTI+ Lucas Siqueira é eleito presidente do Conselho Municipal de Direitos Humanos de Curitiba

Genilson Coutinho,
13/03/2024 | 13h03
Foto: Divulgação

A caminho de completar 10 anos no ativismo, Lucas Siqueira (Grupo Dignidade) se torna o primeiro presidente do Conselho Municipal de Direitos Humanos (CMDH)

Curitiba, 12 de março de 2024 – O Grupo Dignidade anuncia que Lucas Siqueira, diretor da organização e co-fundador da Marcha pela Diversidade, assumiu a presidência do recém-constituído Conselho Municipal de Direitos Humanos (CMDH) de Curitiba. Esta nomeação marca um momento relevante na luta pelos direitos humanos na cidade, conforme Lucas Siqueira se torna o primeiro presidente do CMDH.

Após quase uma década de dedicação ao ativismo pela comunidade LGBTI+, Lucas Siqueira foi eleito por unanimidade pelos representantes da sociedade civil para liderar o CMDH. Sua experiência inclui o papel de vice-presidente da Comissão durante a gestão da Assessora de Direitos Humanos, Elenice Malzoni.

A transformação da Comissão Municipal de Direitos Humanos em um Conselho Municipal foi estabelecida pela determinação da Emenda 23/2023 à Lei Orgânica do município. Essa mudança confere ao CMDH maior autonomia e responsabilidades expandidas em relação à sua predecessora.

A CMDH, agora como Conselho Municipal de Direitos Humanos, opera como um órgão normativo, deliberativo e fiscalizador, com uma estrutura colegiada dedicada a definir, apoiar e promover os mecanismos necessários para a implementação da Política Municipal de Direitos Humanos.

Este conselho é composto por 20 representações, divididas igualmente entre a sociedade civil e o poder público, abrangendo ampla gama de organizações e instituições comprometidas com a causa dos direitos humanos em Curitiba.