Artesanato da Bahia ganha vitrine internacional no Ano do Brasil na França
Foto: Ricardo Flho
Paris será palco, no dia 12 de setembro, de uma mostra inédita do artesanato da Bahia. O showroom “Artesanato da Bahia: Tradição, Ancestralidade e Renda” acontece no Belushi’s Paris, das 19h às 2h, dentro da programação oficial da 24ª Lavagem de La Madeleine e das Celebrações do Ano do Brasil na França.
O showroom reunirá peças produzidas por artesãs da Associação Raízes do Quilombo Pitanga dos Palmares, comunidade quilombola localizada em Simões Filho (BA) e liderada por Dona Claudineia. Reconhecida pela preservação de tradições afro-brasileiras, a comunidade mantém uma forte tradição na confecção de cestos e utensílios em piaçava, saber ancestral que foi ampliado a partir do curso de qualificação promovido pela SETRE/CFA. Com essa formação, as artesãs passaram a produzir também acessórios variados articulados com a moda contemporânea, que ganharam destaque em desfiles, incluindo uma recente apresentação no São Paulo Fashion Week.
O espaço também funcionará como ponto de encontro entre artistas, colecionadores, jornalistas, turistas e agentes culturais europeus, além da exposição, os produtos serão comercializados ampliando as possibilidades de negócios e parcerias.
De acordo com o secretário da Setre, Augusto Vasconcelos, a presença do artesanato baiano em Paris é resultado de uma política pública consistente. ”O artesanato da Bahia tem sido impulsionado com assistência técnica, qualificação e apoio à comercialização. Apostamos na criatividade do nosso povo e valorizamos esse saber ancestral que gera renda em centenas de comunidades. Levar essa produção para outro país é consolidar a Bahia como referência cultural da identidade nacional”, destaca.
Para Weslen Moreira, coordenador da CFA, a iniciativa reforça o papel social do artesanato. ”Ver o coletivo de mulheres do Quilombo Pitanga dos Palmares levar sua produção ao cenário internacional reafirma que a qualificação, para além do preparo técnico, é possibilidade de empoderamento e visibilidade, fortalecendo sua cultura e protagonismo”, enfatiza.
O Ano do Brasil na França (2025) é uma grande celebração cultural, promovida pelos dois países, com programação em diversas cidades francesas. A Lavagem de La Madeleine, inspirada na Lavagem do Bonfim em Salvador, é considerada a maior manifestação cultural afro-brasileira da Europa. Em sua 24ª edição, o evento acontece de 9 a 14 de setembro, reunindo cortejos, shows e oficinas.
Entre as atrações confirmadas estão Olodum, Jau, Armandinho Macêdo e Ana Mammeto, que se apresentam em diferentes pontos da capital francesa. O ponto alto será em 14 de setembro, com o tradicional cortejo da Praça da República até a Igreja de La Madeleine, encerrado pela simbólica lavagem das escadarias do templo.
Investimento
O evento é promovido pelo Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e da Coordenação de Fomento ao Artesanato (CFA), em parceria com a Associação Beneficente Ilê Axé Ojú Onirê e a Viva Madeleine (Paris).
