Na próxima segunda (6), às 10h, começa o Webinário Acervos Digitais LGBTQIA+. Com transmissão pelo canal do Youtube da plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaEmCasa, o evento reunirá especialistas, pesquisadores e instituições de memória. O objetivo é debater normas técnicas, além de compartilhar experiências de digitalização de acervos. Gratuito e aberto à comunidade, o webinário terá certificado para ouvintes. Para isso, basta preencher a lista de presença que será disponibilizada pelo chat da transmissão. Não é necessária inscrição prévia.
O primeiro painel, “Normas e legislação”, conta com as seguintes convidadas: Mariana Valente, diretora do InternetLab e autora do Manual de Direito Autoral para Museus, Arquivos e Bibliotecas”; Amanda Amaral, museóloga do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e colaboradora do livro “Acervos Digitais nos Museus: manual para realização de projetos”; e Isabel Maringelli, coordenadora do Centro de Documentação e Memória da Pinacoteca e professora de Biblioteconomia na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). A mediação será feita por João de Pontes Júnior, do Museu da Cidade de São Paulo.
Na terça (7), também às 10h, haverá o painel “Experiências contemporâneas”. Foram convidados Ian Habib, pesquisador e cofundador do Museu Transgênero de História da (Mutha), e Paula Silveira-Barbosa, diretora-geral do Arquivo Lésbico Brasileiro (ALB). Esse painel terá mediação de Felipe Areda, diretor do Instituto LGBT+.
O evento faz parte da programação do ALB na 6ª Semana Nacional de Arquivos, que ocorre entre os dias 6 e 10 de junho deste ano. Promovida anualmente pelo Arquivo Nacional, a iniciativa reúne instituições de todo o país em eventos culturais e acadêmicos.
Plataforma #CulturaEmCasa
Lançada em 2020, logo no início do isolamento social imposto pela pandemia, a plataforma #CulturaEmCasa gerida pela Amigos da Arte alcançou 7,5 milhões de visualizações. Durante esses primeiros dois anos, foram exibidos mais de 4,6 mil conteúdos de 166 países.
A plataforma tem a missão de ampliar o acesso da população a conteúdos culturais de qualidade, 100% gratuitos e difundir a intensa produção cultural do Estado de São Paulo. A ferramenta reúne também ações do Teatro Sérgio Cardoso, do Teatro Estadual de Araras, além de diversos programas de difusão cultural como o Festival de Circo Online de São Paulo, o #CircuitoSP Online, a #ViradaSP Online, e o #SPGastronomia.
Integram ainda a programação da plataforma, diversas iniciativas das instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, entre as quais a Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), a Jazz Sinfônica, a Pinacoteca, a São Paulo Companhia de Dança, o Conservatório de Tatuí, o Projeto Guri, Fábricas de Cultura, TV Cultura, Bibliotecas, e os Museus da Imagem e do Som, MIS Experience, do Futebol, Índia Vanuíre, Casa de Portinari, Felícia Leirner/ Auditório Claudio Santoro, além dos museus casa-literários, Casa das Rosas, Casa Mário de Andrade e Casa Guilherme de Almeida.
Serviço
Webinário Acervos Digitais LGBTQIA+
Data: 6 e 7 de junho de 2022, das 10h às 12h
Onde: Canal do Cultura em Casa no Youtube – https://www.youtube.com/c/CulturaemCasaSaoPaulo
Plataforma #CulturaEmCasa
Redes Sociais:
https://www.facebook.com/culturaemcasasp/
https://www.instragram.com/culturaemcasasp/
Amigos da Arte
A Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão dos teatros Sérgio Cardoso e de Araras, trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a iniciativa privada desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo difundir a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus mais de 17 anos, a entidade desenvolveu cerca de 60 mil ações que impactam mais de 30 milhões de pessoas.