Aretuza Lovi e Gominho se unem em “3 Nós”, single inspirado na amizade com Preta Gil
Ao lado de Gominho, Aretuza Lovi lança, nesta quinta-feira (05), o single “3 Nós”, que integra o projeto CarnArê 2026. A canção é inspirada nos vínculos construídos ao longo da vida e tem como referência central a amizade dos artistas com Preta Gil, além de fazer uma reverência ao “Bloco da Preta”, resgatando sua história, alegria e figurinos marcantes que se tornaram símbolo do Carnaval brasileiro.
“3 Nós” aborda a amizade como escolha, proteção e permanência. A música parte da simbologia da fita do Senhor do Bonfim, que une três nós, para representar laços afetivos que não se desfazem. Segundo Aretuza, a faixa nasceu de um momento de reflexão, marcando uma proposta diferente de outros lançamentos de sua carreira. “Essa música nasceu depois de um balanço da minha vida. O último ano foi muito intenso. Um período em que eu parei para analisar a minha vida num contexto geral, vendo as pessoas que fazem parte dela e que fazem sentido para mim”, contou.
O single também reflete diretamente a relação construída ao longo dos anos com Preta Gil. Ao falar sobre o que aprendeu com essa amizade, Aretuza destaca valores como cuidado, empatia e permanência. “É muito emocionante parar pra pensar em tudo que a Preta representa na minha vida. A Preta chegou na minha vida através de uma outra amizade muito forte, e a gente foi construindo uma relação. E com essas vivências, a Preta me ensinou o verdadeiro valor da amizade, de estar lado a lado, do apoio, de ninguém solta a mão de ninguém, da empatia, do envolver, do ajudar e do construir. Ela me ensinou tantas coisas”, disse.
Gominho, que também teve uma conexão profunda e transformadora com Preta Gil, relembrou o impacto da música ao ouvi-la pela primeira vez. “Fiquei muito emocionado e chorei, porque a canção fala profundamente sobre amizade e laços eternos, e a gente sabe o que viveu com a Preta. Não teve jeito. Eu ouvi, chorei de emoção”, revelou.
Apesar de nunca ter lançado anteriormente uma música específica para o Carnaval, Aretuza afirma que a festa sempre esteve presente em sua trajetória. Para ela, o momento é de se unir com os amigos e celebrar, se unir para viajar, para ir para os bloquinhos de rua e festejar. É exatamente esse sentimento o que essa música representa. “Espero que as pessoas, quando escutarem lembrem dos seus amigos, lembrem desse momento de celebrar o Carnaval, de uma memória que passou, ou de alguém que não está mais aqui, com quem você pulou Carnaval, ou desse Carnaval que você vai festejar com seus amigos. É sobre união, é sobre celebração. E sobre encontros. Quero que ouçam essa música e entendam o verdadeiro poder transformador da amizade”, disse.
Gominho também falou sobre a conexão com o ritmo da música e a energia do período carnavalesco. “Essa música dialoga com a minha trajetória porque é axé. Eu sou apaixonado por axé. Quem me conhece sabe que é a minha grande paixão, é o meu estilo musical. Quando você pergunta: ‘Quem é pagodeiro, funkeiro?’, eu sou axézeiro. Essa música tem alegria, tem leveza, tem essa energia boa que é a cara do Carnaval. E a gente espera que as pessoas ouçam e reflitam sobre o seu amor próprio, que levam a amar outras pessoas maravilhosas e a construir laços, nós intermináveis e infinitos na vida”, declarou.