Arte e Exposições

No Circuito

Turismo

Ouça este post.

Após reabertura do Museu do Recôncavo, Setur-BA faz capacitação para qualificar atendimento em restaurantes de Caboto

Genilson Coutinho,
12/12/2025 | 14h12

A mais nova atração da zona turística Baía de Todos-os-Santos é o Museu do Recôncavo Wanderley Pinho, no distrito de Caboto, em Candeias, após a requalificação do patrimônio arquitetônico colonial e do acervo, realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA). Ele integra o conjunto de 12 equipamentos entregues pela pasta na região, em um investimento de 70 milhões de dólares, incluindo marinas de padrão internacional. As intervenções deram origem a um novo roteiro para os visitantes, que une náutica, história e cultura, utilizando o atracadouro do museu.

“Depois da entrega de 11 equipamentos náuticos, faltava o museu, que resgata um período marcante da história baiana, sob a perspectiva dos negros e indígenas. Agora, empresas de turismo estão planejando passeios pela Baía de Todos-os-Santos, com desembarque para uma experiência cultural singular. Acreditamos que o impacto na economia de Candeias já poderá ser registrado, nos próximos meses”, explicou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.

“O museu está em um lugar belíssimo e chega como um novo produto turístico, sendo o destaque de um roteiro que pode contemplar diversos segmentos. Vamos oferecer essa experiência aos visitantes nacionais e internacionais, em parceria com as empresas de receptivo”, completou o presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens na Bahia (Abav-BA), Rogério Ribeiro.

Com a expectativa de aumento no fluxo de turistas em Caboto, a Setur-BA capacitou os trabalhadores de restaurantes da localidade, que tiveram aulas sobre qualidade no atendimento, higienização de alimentos e bebidas e práticas sustentáveis. Como complemento, eles foram orientados a usar a plataforma digital TurisQualy Bahia, que disponibiliza outros conteúdos.

“A capacitação foi importantíssima, porque a gente não tinha esse conhecimento. O conteúdo era o que nós precisávamos”, afirmou o chefe de cozinha Caíque Araújo.

“Gostei muito, especialmente, da parte sobre a forma correta de recolher o lixo. Já temos uma noção de como cuidar da limpeza aqui, mas as aulas nos trouxeram informações novas e importantes”, completou a garçonete Michele dos Santos.

Para Caio Tavares, proprietário de um dos restaurantes, “tudo sinaliza que iremos receber mais turistas, e já tenho o projeto de fazer uma pousadinha, porque a reabertura do museu vai nos ajudar bastante”.

Visitação gratuita – O Museu do Recôncavo Wanderley Pinho fica a 42 quilômetros de Salvador, com acesso rodoviário pela BR-324 até a Via Matoim, na enseada de Caboto, em Candeias. A viagem também pode ser feita de barco, saindo de diversos pontos da Baía de Todos-os-Santos. Ele ocupa uma área de mais de 28 mil metros quadrados, onde funcionou o Engenho Freguesia, do século 16, formado por Casa Grande, capela, antiga fábrica e edificações de apoio. O acervo reúne 250 peças históricas do ciclo do açúcar, com núcleos sobre os povos originários e escravizados.

A exposição “Encruzilhadas” marca a reabertura do equipamento, com obras de artistas como Mestre Didi, Pierre Verger e Juarez Paraíso, que retratam a cultura afro-baiana. O museu dispõe de receptivo náutico, elevador e rampas, que garantem o turismo acessível, um moderno sistema de videomonitoramento com 136 câmeras e alarme em peças. A visitação é gratuita, de quarta-feira a domingo, das 10h às 17h.