Comportamento

Social

Ouça este post.

Antirracismo fecha trilha da diversidade no NAUCAST#06

Genilson Coutinho,
23/08/2020 | 15h08

O terceiro programa da trilha Diversidade do NauCast, o podcast do Nau, abordou o antirracismo. No NauCast#06 a conversa reuniu o advogado Fabiano Machado da Rosa, especialista em Direito Público e Sara Borelli, cofundadora do Nau e Arquiteta, mediados por Mariana Ferreira dos Santos, advogada, ativista social e Líder do Núcleo Porto Alegre do grupo Mulheres do Brasil. Na pauta do encontro, o debate sobre racismo, racismo estrutural, aumento das denúncias, o que diz a Lei, diversidade nas empresas e fatos recentes que chegaram à grande mídia. A trilha diversidade se encerra neste terceiro episódio, mas outros temas de impacto social estarão nos próximos podcasts.

Mariana, que mediou os programas da trilha Diversidade do NauCast, começou trazendo uma definição de racismo: Conjunto de práticas da sociedade que frequentemente coloca um grupo étnico racial em posição melhor, em detrimento de outro, sendo qualificado como menor. “Isso prejudica todos, não apenas o grupo vitimado pelo racismo. “Nós não conseguiremos crescer e se desenvolver enquanto nação com o racismo”, defende. Conforme dados do Ministério Público, nos últimos 14 meses houve um aumento de 30% das denúncias de racismo no Brasil. Mariana lembra que muitos dos casos foram filmados e chegaram à imprensa, chocando àqueles que tinham a impressão de que o racismo não acontecia mais.

Para o advogado Fabiano Machado da Rosa, o problema não está piorando, só está sendo descortinado. Ele aponta três motivos pelos quais considera isso muito importante para elevar o patamar civilizatório da sociedade: “As denúncias mostram que o racismo existe; mostram que temos legislação e que ela é aplicada com eficácia e isso culmina numa tríade: repressão, punição e educação da sociedade”, destacou. Como especialista em proteção de imagem e honra de pessoas expostas publicamente que sofrem agressões em meios digitais, ele já concedeu duas entrevistas ao programa Fantástico, da Rede Globo, comentando casos que circularam nas redes sociais nos últimos meses.

Sara Borelli, cofundadora do Nau e Arquiteta, falou como ela e a sócia e irmã, decidiram ter a diversidade como pilar do Nau. Ela conta que observa um crescimento desse debate, mesmo em ambientes não negros e não ativistas. A morte de George Floyd, policial negro nos EUA, que causou comoção mundial, foi o ponto de virada para que elas não apenas estivessem engajadas no antirracismo, mas para fazer algo concreto. “Além de olhar para a questão da diversidade em nosso coworking, trazer o debate para o NauCast foi o que conseguimos fazer agora, parece pouco, mas é mais um espaço para falar do tema”, afirma Sara.

Ouça isso e muito mais do NauCast # 0 6 no Spotify

Sobre o Nau Live Spaces

O Nau Live Spaces é um hub de inovação e empreendedorismo do quarto distrito com espaços compartilhados e salas privativas para pessoas e empresas. Sediado no prédio do antigo Clube da Sociedade Gondoleiros, de 1915, mantém sua arquitetura externa, porém foi totalmente reformado por dentro para espaços de coworking, salas privativas para empresas, hot desks, posição em sala compartilhada, salas de reuniões, áreas verdes e espaços customizados para eventos e convivência, além de copa e cozinha com infraestrutura completa. São 3 mil m2 na Av. Franklin Roosevelt, 1308. Conheça também o vídeo institucional do Nau

Instagram Facebook LinkedIn