In Moda

Afro Fashion Day estreia fashion film nesta sexta (20) na web

Genilson Coutinho,
20/11/2020 | 11h11
(Foto: Arisson Marinho/CORREIO)


A 6º edição do Afro Fashion Day – maior e mais importante projeto de passarela negra do Brasil – vai ao ar nesta sexta-feira, 20, às 19h, em um programa ao vivo apresentado pela editora-chefe do Jornal CORREIO*, Linda Bezerra, com convidados, transmitido ao vivo nas redes sociais do CORREIO (Instagram, Facebook e Youtube).

Em homenagem ao Dia da Consciência Negra (20), o Fashion Film Afro Fashion Day 2020 traz o dendê — fruto original do Oeste da África — como conceito artístico e cultural da edição 2020, que este ano será em formato curta-metragem e 100% online. Com muito azeite, cor e originalidade, os soteropolitanos poderão aproveitar o popular “dia de comida baiana” (sexta-feira) e assistir ao desfile artístico de 31 modelos e 37 marcas regionais, gravado nos bairros de Paripe, Rio Vermelho, Gamboa e Candeal, além do tradicional Parque São Bartolomeu.

Projeto de moda realizado pelo CORREIO — com o patrocínio do Hapvida, parceria do Sebrae e o apoio do Shopping Barra e Lagares —, o Afro Fashion Day (AFD) revela “new faces” da capital baiana desde 2015 e 2016, à época, na Cruz Caída — Praça da Sé. Passando pelo Porto Salvador Eventos (2017), Museu du Ritmo (2018) e Terreiro de Jesus (2019), o “ano 6″ do AFD é marcado pela primeira edição digital do projeto.

SAIBA MAIS

Pandemia e Seletiva Tik Tok

Enquanto a pandemia do novo coronavírus (COVID-19) incutia dúvidas a respeito do cancelamento ou suspensão de desfiles pelo Brasil, o “Afro Fashion Day” trouxe uma solução criativa: o fashion film. Curta-metragem sobre moda, arte e cultura, o formato digital tornou-se aliado do maior projeto de moda negra do país, gerando expectativas para a reinvenção do AFD no tradicional Dia da Consciência Negra.

Os rumores sobre o fashion film, no entanto, já despontavam desde o anúncio da “Seletiva Tik Tok” — que ocorreu entre os dias 4 e 6 de outubro. A seleção, encerrada no dia 14 de outubro, gerou oportunidades aos jovens Vitória Carmo (1º lugar na seleção feminina), Katarine Cardoso, Thalia Neres, Ednei William (1º lugar na seleção masculina), Deivid Silva e Rafa Araújo de integrarem a primeira edição digital do Afro Fashion Day.

A seletiva somou mais de 37 mil visualizações e o pico de quase 5 mil views por vídeo, entre os dias 10 a 12 de outubro. Entre 12 candidatos, foram eleitos os três vídeos masculinos e três femininos mais curtidos na página oficial do Jornal CORREIO no Tik Tok.

Modelos

No ano de 2020, o Afro Fashion Day estrela o trabalho de 31 modelos, sendo 22 de agências, três convidados e seis das seletivas do Tik Tok escolhidos pelo público.

Entre os modelos de agência, destacam-se: “Focus Moda” — Jonas Bueno; “One Models” —  Marcelo Lima, Joice Simas, Sophia Laura, Adilson Silva e Lucas Monthy; “Vivaldo Scouting” — Zana, Alesí Falcão, Amanda Nascimento, Noemi Queirós, Willy Montenegro e Israel Queirós; “Home Model” — Nicolas Ribeiro e Thainá Monteiro; “BI Produções” — Luana Ferreira, Elson Lima e Renata Trindade; “40 Graus” — estreando Fernanda Andrade e Malu Andrade, unindo pela 1º vez mãe e filha nas passarelas; “PJT Models” — Edilene Moreira; “Model Club” — Thaina Cruz; e “X-Treme Models” — Leandro Santos.

Eleitos por voto popular, Vitória Carmo, Katarine Cardoso, Thalia Neres, Ednei William, Deivid Silva e Rafa Araújo foram os escolhidos via “Seletiva Tik Tok”. Entre os convidados, destacam-se Josy Brasil — rainha do Muzenza e esposa do modelo Leandro Santos; Leide Oliveira e Simone Costa.

Marcas participantes

Na 6º edição do projeto, irão desfilar 37 marcas (31 de roupas e 6 de acessórios), são elas: Adriana Meira; Alafia; Ateliê Casalinda; Balbina; Black Atitude; By Anin…