A PRO HOMO, com apoio da Instituição Beneficente Conceição Macedo e a Instituição Família Telemaco oferece apoio sócio-familiar a Adolescentes com declarada orientação/identidade LGBT, visando combater a homofobia, reduzir os índices de suicidio, evasão escolar e outros conflitos gerados pela descorberta da sexualidade por estes Adolescentes, além da prevenção a DST/AIDS e planejamento familiar.
Os Adolescentes encaminhados pelo Conselho Tutelar, autorizados por responsáveis são atendidos individualmente e em rodas de diálogo, onde discutem suas dúvidas, medos e emoções. Além disso, são encaminhados ao Projeto Adolescente Aprendiz para inserção adequada no mundo do trabalho.
Os familiares são atendidos e encaminhados a serviços de apoio psicososocial, incentivados a discutirem a situação, com objetivo de minimizarem os conflitos existentes, bem como lutar contra a homofobia e preconceito que atinge não somente os/as Adolescentes, mas todo o núcleo familiar, especialmente os irmãos adolescentes.
A escola também é envolvida, uma vez que são visitadas pela equipe, onde são ministradas palestras com Educadores, Diretoria e Equipe, bem como estudantes.
De acordo com Renildo Barbosa, Presidente da PRO HOMO, a ação tem ” como objetivo servir de apoio a Adolescentes discriminados e isolados de tudo devido a homofobia, bem como construir ou reforçar uma relação necessária e imprescindivel que é a relação familiar, uma vez que Adolescentes devem ser protegidos, apoiados e orientados, em priroidade”.
Semanalmente, às quartas-feira, a partir das 15h, acontecem as rodas de diálogo. É necessário agendamento prévio da participação e autorização de responsáveis ou acopanhamento de Conselhos TUtelares. Para Familares é realizada visita ou atendimento e encaminhamento a Rede de apoio.
Maiores informações pelo email prohomo@yahoo.com.br, 71 3492 2424 / 9973 9148 / 8782 2289.