Arte e Exposições

No Circuito

Notícias

Ações do Artesanato da Bahia superam as expectativas em vendas no 2º Festival da Cerâmica Maragogipinho

Genilson Coutinho,
21/11/2024 | 16h11
O evento recebeu a Feira Artesanato da Bahia e a 5ª Rodada de Negócios
Fotos/Diogo Andrade

A participação do Artesanato da Bahia superou todas as expectativas em vendas para o público em geral e atacadistas nas ações realizadas na segunda edição do Festival da Cerâmica Maragogipinho, encerrada no último domingo (17/11), em Maragogipinho, distrito de Aratuípe. Durante o evento, o maior polo ceramista da América Latina recebeu a Feira Artesanato da Bahia, que atraiu turistas do país e do estado, arquitetos e designers de interiores, e amantes do artesanato; e a 5ª Rodada de Negócios Artesanato da Bahia, ação voltada para compradores de todo o país.

O movimento foi intenso na Praça da Matriz, onde a Feira Artesanato da Bahia se destacou como um dos espaços mais visitados durante o 2º Festival da Cerâmica Maragogipinho. A participação de 30 artesãs e artesãos resultou em uma arrecadação acima de R$21 mil reais em vendas. Nos estandes, foram comercializados uma variedade de peças de cerâmicas, decorativas e utilitárias, bordados, e trançado em palha, crochê e acessórios em metal.

Quem não foi a Maragogipinho, pode conhecer o trabalho de oito artesãs e artesãos que estão participando da Edição da Feira Artesanato da Bahia no Movaê, nesta quinta (21/11) e sexta (22/11), das 13h às 22h, no Largo Tereza Batista, no Pelourinho.

Na segunda edição do evento, a 5ª Rodada de Negócios Artesanato da Bahia, realizada nos dias 12 e 13/11, também surpreendeu em vendas para o atacado, com os oleiros arrecadando um valor acima de R$50 mil, em vendas de peças. Nesta edição, a rodada contou com participação de compradores da Bahia e do Brasil, lojistas e distribuidores, que foram pessoalmente escolher os produtos nas olarias de mestres, mestras, artesãs e artesãos do distrito de Aratuípe.

O 2º Festival da Cerâmica Maragogipinho, que foi realizado de 14 a 17 de novembro em Maragogipinho, é uma realização da Associação da Fábrica Cultural e do Governo da Bahia, por meio da Coordenação de Fomento ao Artesanato (CFA) da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, e por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo da Secretaria de Turismo. O evento tem apoio da TVE, Rede Bahia, Associação de Auxílio Mútuo dos Oleiros de Maragogipinho, Prefeitura Municipal de Aratuípe, Secretaria de Cultura, e de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionai, e da Pró Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.