A pedido de coletivo LGBT, Palácio do Planalto se ilumina de arco-íris
As redes sociais foram tomadas na noite da terça 27 de junho por fotos do Palácio do Planalto totalmente iluminado pelo arco-íris LGBT. Trata-se de fato histórico: nunca a sede da Presidência da República recebeu as cores que simbolizam o movimento.
A iniciativa foi do coletivo LGBT Brasília Orgulho, que organiza festival de mesmo nome para celebrar o 28 de Junho – Dia Internacional do Orgulho LGBT.
Conforme o agrupamento divulgou em seu site, ofício assinado pelo co-coordenador do Brasília Orgulho Igor Albuquerque de 26 de maio solicitava a iluminação.
Trata-se de mais um fato histórico protagonizado pelo coletivo. Em 2020, o grupo, também pela primeira vez na história do Brasil, iluminou o Congresso Nacional.
A iluminação do Palácio do Planalto faz parte do Cidade Orgulho, projeto de intervenção artística arco-íris que está em sua terceira edição e faz parte do festival Brasília Orgulho, que reúne 18 atividades em 2023.
Além do Palácio do Planalto, o Cidade Orgulho coloriu de arco-íris a escada do Torre de TV, a Biblioteca Nacional, a área externa do SesiLab, o Museu Nacional e um ônibus que fica exposto para fotos na plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto.
O festival se encerra no domingo 9 de julho com a realização da 24ª Parada do Orgulho LGBTS de Brasília, que se concentra em frente ao Congresso Nacional a partir das 14h.