Notícias

Corrida contra o preconceito leva cerca de três mil para as ruas no Rio

Genilson Coutinho,
30/06/2015 | 07h06

Cerca de três mil pessoas participaram, na manhã do último domingo (28), da Corrida Rio Sem Preconceito na Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio. O objetivo da corrida, que faz parte das comemorações dos 450 anos da cidade, é quebrar as barreiras contra o preconceito, como racismo e a homofobia, por exemplo. A largada aconteceu por volta das 8h e a premiação começou às 9h30. Os inscritos caminharam ou correram 6 km ou 3 km.

(Foto: Luke Garcia/ Divulgação)

(Foto: Luke Garcia/ Divulgação)

O dia da corrida foi realizado no Dia Internacional do Orgulho LGBT. “A cada 23 horas um cidadão LGBT é assassinado por crime de ódio. É importante a gente lembrar que crime de ódio é assim: Se eu for atropelado aqui, não é crime de ódio, eu apenas fui atropelado. Não é porque eu sou gay e sou atropelado que vira crime de ódio. Crime de ódio é o crime contra o coletivo, é uma definição técnica. É uma pessoa que está passando aqui e me agride e me mata por eu estar usando essa camiseta (que tem inscrições que condena práticas homofóbicas)”, afirmou o estilista Carlos Tufvesson, coordenador da Coordenadoria de Diversidade Sexual da Prefeitura do Rio de Janeiro, ressaltando que o Brasil ainda está longe nessa corrida contra o preconceito.

Os participantes usaram camisa personalizada que estampava o motivo de sua presença no evento, ou seja, qual tipo de preconceito pretende combater: racismo, machismo, homofobia, transfobia ou lesbofobia.

Com realização da Prefeitinho Produções, a Rio Sem Preconceito contou com o apoio de diversas celebridades que apoiam estas causas. A corrida ainda contou com o apoio da Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual, da Prefeitura do Município do Rio de Janeiro.

*Com informações do G1.