Rio realizou capacitação da Guarda Municipal para a Parada LGBT
Na manhã da última quarta-feira (12), no Batalhão da Guarda Municipal em São Cristóvão, a CEDS-Rio realizou um evento para capacitar o efetivo que irá garantir a segurança dos participantes da 19ª Parada do Orgulho LGBT do Rio de Janeiro.
A capacitação foi ministrada pelo coordenador especial da Diversidade Sexual, Carlos Tufvesson, que promoveu um debate com os agentes de segurança do município. Na pauta, estavam temas como a legislação vigente, a importância do respeito à diversidade e aos direitos humanos, e a diferença entre identidade de gênero e orientação sexual.
Os guardas municipais se sentiram à vontade para tirar todas as suas dúvidas sobre homofobia. “Esta reunião foi muito proveitosa porque ela deixou esclarecida todas as dúvidas que a gente tem, inclusive no tratamento em como devemos nos portar para desenvolver esse trabalho com a população e com os participantes do evento”, afirmou o subinspetor Robson, da Coordenadoria de Inspetorias Regionais.
Liliane Marinho, instrutora de Legislação e Direitos Humanos da Guarda Municipal, ressaltou que as convicções pessoais não podem impedir o cumprimento das leis pelo agente público. Já inspetor Lauriano, membro da Academia da Guarda, apontou para a importância deste debate na corporação: “Este trabalho de conscientização dos operadores de segurança ganha relevância porque de forma clara e objetiva, é lembrado que todos nós somos iguais’.
A 19° Parada do Orgulho LGBT do Rio de Janeiro irá acontecer no próximo domingo (16), na orla de Copacabana.