Mostra gratuita traz sete filmes de Ingmar Bergman a partir desta segunda-feira (17); confira a programação
Mostra gratuita apresenta sete filmes de Ingmar Bergam na Sala Walter da Silveira, de 17 a 23 de março, abrindo as atividades do projeto BERGMAN NO TEATRO. A Mostra Ingmar Bergman traz obras emblemáticas da carreira do diretor sueco, a exemplo da Trilogia do Silêncio, composta por Através de um Espelho, Luz de Inverno e o aclamado Silêncio. Será apresentado também o primeiro filme de Bergman, Crise, de 1945. Completam as exibições, Depois do Ensaio, O Rito e Sonata de Outono, que ocupa papel de destaque no projetoBERGMAN NO TEATRO.
A Mostra Ingmar Bergman acontece acoplada ao curso sobre o cinema de um dos diretores mais importantes da história, autor de clássicos como Persona, Gritos e Sussurros, O Sétimo Selo e Morangos Silvestres. O curso, também gratuito, será ministrado pelo professor e jornalista paulista Sérgio Rizzo e acontece de 17 a 19 de março, também na Sala Walter da Silveira. As inscrições já estão abertas através do sitewww.bergmannoteatro.com.br.
No dia 20, na Escola de Teatro da UFBA, será realizada uma mesa-redonda sobre a interface teatro/cinema a partir da obra de Bergman. O debate conta com a participação de Sérgio Rizzo, do diretor de teatro Aimar Labaki (SP) e da dramaturga Cleise Mendes (BA) e será mediado pela atriz e diretora teatral Cristina Leifer, mentora e articuladora do projeto BERGMAN NO TEATRO. Para assistir aos filmes da mostra, não é necessário participar do curso e do debate.
O PROJETO
BERGMAN NO TEATRO consiste na realização de montagens teatrais dos roteiros escritos para o cinema pelo diretor sueco Ingmar Bergman. A primeira versão teatral, Sonata de Outono, estreia em maio de 2014, no Teatro Martim Gonçalves (Escola de Teatro da UFBA). A direção é de Aimar Labaki, conceituado diretor e dramaturgo de São Paulo. A equipe envolvida no espetáculo é resultado de uma feliz interlocução entre a Bahia e São Paulo. No elenco, Cristina Leifer (BA), Thaia Perez e Plínio Soares (SP).
O projeto BERGMAN NO TEATRO conta com a anuência da Fundação Ingmar Bergman, na Suécia, e tem como objetivo fomentar discussões acerca da condição humana, pautadas pelos temas abordados nos filmes de Bergman, notadamente os conflitos que permeiam as relações interpessoais, no âmbito familiar e social.
Por isso, através do apoio cultural da Universidade Federal da Bahia, Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão e da Escola Brasileira de Psicanálise, o projeto engloba atividades reflexivas (cursos, debates, produção de textos) e de fruição (exibição de filmes), numa interface entre linguagens artísticas e outros campos de conhecimento, tendo sempre como referência a obra do diretor.
A MOSTRA
A Mostra Ingmar Bergman apresente sete filmes do cineasta, sempre às 16h e com entrada franca. São eles:
· 17.03 – Crise
· 18.03 – Através de um Espelho
· 19.03 – Luz de Inverno
· 20.03 – Silêncio
· 21.03 – Depois do Ensaio
· 22.03 – O Rito
· 23.03 – Sonata de Outono
O CURSO
O Cinema de Ingmar Bergman abordará a trajetória de um dos mais importantes realizadores na história do cinema, o sueco Ingmar Bergman (1918-2007), examinando como sua obra aborda temas recorrentes que compõem uma extraordinária amostra das angústias e desejos do ser humano na segunda metade do século XX. O curso será ministrado pelo Prof. Dr. Sérgio Rizzo e as aulas, que acontecem das 18h às 21h, serão expositivas, com o uso de trechos selecionados de filmes de Ingmar Bergman.
Sérgio Rizzo é jornalista, mestre em Artes/Cinema, com uma dissertação sobre a obra de Woody Allen, e doutor em Meios e Processos Audiovisuais, com uma tese sobre a formação de professores para a educação audiovisual, pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. É diretor de projetos do Laboratório de Mídia e Educação (MEL – Media Education Lab), editor dos cadernos “Cine-Educação” (Cinemateca Brasileira/Via Gutenberg), colaborador dos jornais “Valor Econômico” e “Folha de S.Paulo”, apresentador do canal de TV Arte 1 e colunista das revistas “Educação”, “Escola Pública”, “Língua Portuguesa” e “Viração”. Dá aulas na pós-graduação da FAAP, na Academia Internacional de Cinema, no MIS-SP e na Casa do Saber. É membro do comitê de seleção do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários.
· 17.03 – Aula 1 – O período de formação no teatro e no cinema, nos anos 1940; o aprendizado como roteirista e diretor no domínio industrial (no estúdio Svensk Filmindustri, um dos principais da Europa); os primeiros êxitos internacionais (Noites de Circo, Sorrisos de Uma Noite de Amor).
· 18.03 – Aula 2 – A consagração, nos anos 1950 e 1960, como um dos principais expoentes do cinema de expressão autoral em todo o mundo, explorando a angústia da existência, a identidade e a incomunicabilidade, a morte e o silêncio de Deus (O Sétimo Selo, Morangos Silvestres, Através do Espelho, Persona).
· 19.03 – Aula 3 – A maturidade exercida, nos anos 1970, tanto no cinema quanto na televisão (Gritos e Sussurros, Cenas de um Casamento,Sonata de Outono, Face a Face, O Ovo da Serpente); a aposentadoria anunciada (Fanny e Alexander), no início dos anos 1980, mais tarde “traída” por projetos que o mantiveram em atividade (Depois do Ensaio, As Melhores Intenções, Infiel, Saraband).
O DEBATE
A mesa-redonda Ingmar Bergman, o Teatro e o Cinema oportuniza uma reflexão sobre a interface teatro/cinema e seus desdobramentos, sobretudo a versão cênica para o teatro dos roteiros do cineasta sueco, envolvendo a dramaturgia, a interpretação e a encenação de Sonata de Outono. Participantes:
· Prof. Dr. Sérgio Rizzo – Jornalista e doutor em cinema pela USP.
· Aimar Labaki – Diretor teatral, dramaturgo, tradutor, ensaísta e roteirista.
· Profª. Drª Cleise Mendes – Dramaturga e professora da Escola de Teatro da UFBA.
Mediadora:
· Profª. Drª. Cristina Leifer, atriz e diretora teatral, doutora em Artes Cênicas pela UFBA.
SERVIÇO
MOSTRA INGMAR BERGMAN
De 17 a 23/03/2014
Onde: Sala Walter da Silveira
Horário: 16h
Entrada franca
CURSO O CINEMA DE INGMAR BERGMAN
De 17 a 19/03/2014
Sala Walter da Silveira (Barris)
Das 18hs às 21hs
Entrada franca
MESA-REDONDA INGMAR BERGMAN, O TEATRO E O CINEMA
20/03/2014
Teatro Martim Gonçalves – Escola de Teatro da UFBA (Canela)
Horário: 14h
Entrada franca