Música

Ouça este post.

Cortejo Afro realiza mais um Ensaio nesta segunda-feira (19) e recebe Alinne Rosa e Sambaiana como convidadas.

Genilson Coutinho,
15/01/2026 | 22h01

O Cortejo Afro realiza mais uma edição de seus tradicionais Ensaios nesta segunda-feira (19), a partir das 21h, na Praça das Artes Mestre Neguinho do Samba, no Pelourinho, em Salvador. A noite contará com as participações especiais de Alinne Rosa e do grupo Sambaiana. Os ingressos antecipados estão à venda pelo site Meu Bilhete.

Reconhecido pela estética musical e visual singular, o Ensaio do Cortejo Afro apresenta um espetáculo marcado pela força de sua percussão e pela elegância de suas composições. A sonoridade do grupo transita por ritmos de matriz africana, música eletrônica, MPB, pop e influências latinas, estabelecendo um diálogo constante entre tradição e contemporaneidade, que é uma marca registrada de sua trajetória artística.

No repertório, o público poderá conferir canções autorais consagradas do Cortejo Afro, como “Ageumbó”, “Meu Barco Vai” e “Eu Sou Preto”, além de releituras de clássicos da música brasileira, reinterpretados sob a estética percussiva e afro-inovadora do grupo.

Parceira de longa data do Cortejo Afro, Alinne Rosa já participou de diversas edições dos Ensaios e, nesta noite, se junta à banda para interpretar novos e antigos sucessos, prometendo um encontro marcado por muita interação, dança e celebração com o público. Também integra a programação o grupo Sambaiana, que celebra a alma do samba e a resistência feminina. Formada por mulheres musicistas, amigas e apaixonadas pelo ritmo mais brasileiro de todos, a banda nasceu nas ensolaradas ruas de Salvador, na Bahia. Para a Sambaiana, o samba vai além da música: é um ato de resistência e empoderamento feminino. O coletivo desafia estereótipos e reafirma o protagonismo das mulheres, mostrando que elas não apenas podem, como devem, liderar e inspirar em todas as áreas da música.

Os Ensaios de Verão do Cortejo Afro estão entre os eventos mais aguardados da estação, reunindo público local e turistas em noites de celebração, dança e valorização da cultura afro-brasileira no Centro Histórico de Salvador, reafirmando o grupo como uma das principais referências artísticas e culturais do país.

O projeto é uma realização da Entidade Cultural Cortejo Afro e conta com o apoio do Governo do Estado da Bahia, Procultura e Clube Correio.

Sobre o Cortejo Afro: A Entidade Cultural Cortejo Afro nasceu em 2 de julho de 1998, às margens da Bacia do Cobre, no Parque São Bartolomeu, em Salvador (BA). Sua origem está ligada ao terreiro de candomblé Ilê Axé Oyá, sob a inspiração e orientação espiritual da Yalorixá Anizia da Rocha Pitta (Mãe Santinha), o que reafirma a identidade, autenticidade e força do grupo. Idealizado pelo artista plástico Alberto Pitta, que há mais de 40 anos desenvolve trabalhos ligados à estética e à cultura africana, o Cortejo Afro vai além da música e do carnaval, mantendo ações sociais e culturais contínuas junto à sua comunidade ao longo de todo o ano.

Acompanhe o Cortejo Afro
Instagram: @cortejoafro
Youtube: www.youtube.com/c/CortejoAfroOficial
Facebook: @cortejoafro

Serviço
Ensaio do Cortejo Afro
Convidadas: Alinne Rosa e Sambaiana
Data: 19/01/2026
Abertura dos portões: 20h
Início do show: 21h
Local: Praça da Artes – Mestre Neguinho do Samba – Pelourinho
Ingressos antecipados: site Meu Bilhete ( https://beta.meubilhete.com.br/19-01-ensaio-do-cortejo-afro-2026), e no local, no dia do evento.
Assinantes Clube Correio têm desconto de meia-entrada sobre o valor do ingresso inteira. A comprovação é feita com a apresentação do cartão Clube Correio na entrada do evento.