Sambaiana e show inédito de samba de roda movimentam o 7º Rede Capoeira em Cachoeira
Sambaiana : Foto: Caio Lirio
Com programação totalmente gratuita, o 7º Rede Capoeira – Heróis Populares – Edição Especial Recôncavo da Bahia ocupa o Recôncavo Baiano, de amanhã (16) a domingo (18), com uma celebração que une música, cultura popular e transmissão de saberes ancestrais. Entre os destaques da programação musical, o público confere, na Praça Ubaldino de Assis, em Cachoeira, nesta sexta-feira (16), 19h30, o show inédito Mestres Sambadores e Mestras Sambadeiras do Recôncavo.
O show representa um encontro histórico que celebra o samba de roda a partir de seus principais guardiões. O espetáculo coletivo reúne nomes como Mestra Dona Dalva, Mestre Primeiro, Mestre Ecinho, Mestra Dona Maninha, Mestra Dona Zélia do Prato, Mestra Dona Rita da Barquinha, Mestre Djalma, Mestre Nadinho, Mestre Domingos Preto, Mestre Alan, Mestre Pedro e Mestre Aurino, sob direção musical de Pedro Abib e Mário Lamparelli. O repertório percorre memórias, histórias e cantigas que atravessam gerações, combinando profundidade, celebração e alegria coletiva.
Já no sábado (17), às 21h30, a praça recebe o aguardado show da Sambaiana, uma das bandas mais relevantes do samba baiano contemporâneo, reafirmando a força do gênero como patrimônio vivo da Bahia. Reconhecida como uma das principais representantes do samba baiano na atualidade, a Sambaiana, formada por sete instrumentistas e cantoras mulheres e liderada por Ju Moraes, tem uma trajetória marcada pelo diálogo entre tradição e contemporaneidade.
Os shows integram a 7ª edição do Rede Capoeira – Heróis Populares – Edição Especial Recôncavo da Bahia, que ocupa as cidades de Santo Amaro e Cachoeira com uma intensa programação gratuita nos dias 16, 17 e 18 de janeiro. Entre as atividades estão a Seletiva da Estação Paranauê, que revela novos talentos da capoeira, a cerimônia de entrega do Troféu Sankofa, que homenageia oito mestres e mestras da cultura popular por suas trajetórias e contribuições ao patrimônio imaterial, e o lançamento da autobiografia “João Grande por ele mesmo”, do mestre capoeirista João Grande, referência internacional da capoeira angola.
A 7ª edição do Rede Capoeira – Edição Especial Recôncavo é realizada pelo Projeto Mandinga, com produção da Pau Viola, em parceria com a Rede Iaô e a Fábrica Cultural, com apoio do Espaço Cultural Hansen Bahia e das prefeituras de Santo Amaro e de Cachoeira, e com patrocínio do Governo do Estado da Bahia, do Banco do Nordeste, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Governo do Brasil.
“É uma grande satisfação para o BNDES apoiar o 7º Festival Rede Capoeira no Recôncavo Baiano, que tem uma história tão rica de contribuições para a cultura brasileira. O Banco reconhece a valorização da cultura afro-brasileira como algo fundamental para a construção de um país mais inclusivo e igualitário. A capoeira, por sua vez, é um patrimônio cultural imaterial nacional que promove a inclusão e transformação social, além de representar a potência do Brasil”, disse Marina Gama, Superintendente da Área de Relacionamento, Marketing e Cultura do BNDES.
SERVIÇO
SHOWS – 7ª Rede Capoeira – Heróis Populares – Edição Especial Recôncavo da Bahia
16.01 (SEXTA-FEIRA)
Cachoeira
19h30 – Show Mestres Sambadores e Mestras Sambadeiras do Recôncavo
Local: Praça Ubaldino de Assis
17.01 (SÁBADO)
Cachoeira
21h30 – Show Sambaiana
Local: Praça Ubaldino de Assis
