No Circuito

Ouça este post.

Mercado Iaô recebe Cortejo Afro com Majur, Sambaiana com Márcia Short neste fim de semana

Genilson Coutinho,
11/11/2025 | 13h11

Evento na Ribeira traz Cortejo Afro com Majur, Sambaiana com Márcia Short e feira com mais de 150 empreendedores criativos de moda, gastronomia, decoração e bem-estar

Um dia inteiro dedicado à celebração da cultura afro-brasileira e da diversidade criativa baiana. A edição especial do Mercado Iaô Novembro vai movimentar a Ribeira com arte, música e empreendedorismo criativo neste domingo, 16 de novembro, das 10h às 22h, na Fábrica Cultural. O evento integra a programação do Novembro Salvador Capital Afro e destaca a presença de 150 empreendedores criativos de diversos segmentos, além de shows do Cortejo Afro, que recebe como convidada a cantora Majur, e do grupo Sambaiana, que convida a artista Márcia Short. A entrada é gratuita e solidária, mediante doação de 1kg de alimento não perecível, que será destinado à Creche Comunitária Ruby.

Nesta edição especial de Novembro, empreendedores da Rede Iaô irão expor produtos de moda, design, decoração, bem-estar e gastronomia no Galpão das Artes. O evento é dedicado à promoção de pequenos e médios negócios, em que empreendedores têm a possibilidade de mostrar suas criações, fazer networking e conquistar novos clientes.

MÚSICA, ARTE E ESPAÇO INFANTIL
Além da feira, o Mercado Iaô Novembro traz uma programação artística e cultural que contará com shows da banda Sambaiana que convida ao palco a artista Márcia Short, em um encontro vibrante que celebra o samba e a força feminina, e do Cortejo Afro, que recebe a cantora Majur para uma apresentação potente que vai celebrar a ancestralidade afro-brasileira e as raízes da música baiana. A programação conta ainda com discotecagem de DJ Belle, programação infantil com Tio Beto e o Parque Móvel, apresentação do grupo Sambadiar, Cortejo Iaô com A Pombagem e Samba Duro da Ladeira.

OPORTUNIDADES
Mais que um evento cultural, o Mercado Iaô é um movimento de oportunidades. Espaço que há mais de uma década conecta arte, cultura e empreendedorismo, fortalecendo a economia criativa local e dando visibilidade a artistas e criadores que fazem da Bahia um território pulsante de inovação.

Reconhecido por transformar a Ribeira em um pólo de efervescência criativa, o Mercado Iaô segue fortalecendo a economia local e valorizando as expressões culturais afro-brasileiras.“O Mercado Iaô é um grande encontro da cidade com sua própria potência criativa. Aqui, a cultura afro-brasileira se expressa com liberdade, e o empreendedorismo se transforma em oportunidade e celebração”, destaca Jaqueline Azevedo, diretora executiva da Fábrica Cultural, que realiza o projeto.

O Mercado Iaô Novembro é realizado pela Fábrica Cultural em parceria com a Prefeitura de Salvador e com apoio do Banco do Nordeste. Há mais de dez anos, a iniciativa se consolida como espaço de arte, educação e sustentabilidade, estimulando a criatividade como vetor de desenvolvimento social e econômico.

SERVIÇO
[Música e Feira Criativa] Mercado Iaô Novembro
Atrações: Cortejo Afro convida Majur, Sambaiana convida Márcia Short, DJ Belle, Sambadiar, A Pombagem e Samba Duro da Ladeira
Data: 16 de novembro (domingo)
Horário: 10h às 22h
Local: Fábrica Cultural – Largo da Ribeira
Ingressos: 1kg de alimento não perecível, doado na entrada do evento