Natura lança metodologia pioneira na América Latina para medir impacto do bem-estar de colaboradores nos negócios
A Natura anuncia uma parceria estratégica com o renomado pesquisador Jan-Emmanuel De Neve, da Universidade de Oxford. O objetivo é o desenvolvimento e a aplicação de uma metodologia científica para medir o bem-estar de seus colaboradores de forma a conectá-lo aos resultados de negócios.
“A iniciativa representa um marco importante para a nossa empresa, e concretiza a essência do Bem Estar Bem, de forma a estruturar e desenvolver um ecossistema com experiências e benefícios que ampliam o bem-estar e a potência das nossas pessoas e, por consequência, do nosso negócio. O pioneirismo está em reafirmar nossa co-responsabilidade com o bem-estar das pessoas que fazem parte de nosso ecossistema, de forma a ter pessoas saudáveis e que alavancam o nosso negócio”, afirmou Paula Benevides, vice-presidente de Pessoas da Natura, no evento Mind Summit, na última semana.
A medição do bem-estar está intrinsecamente ligada à Visão 2050 da Natura e ao seu conceito de Liderança Regenerativa. “As experiências vividas no trabalho contribuem para tornar as pessoas melhores também fora dele, formando gente não só para o negócio, mas para o mundo”, completa a executiva.
Metodologia pioneira e inovação
Jan-Emmanuel De Neve, figura central na pesquisa de bem-estar corporativo, é coautor do livro Why Workplace Wellbeing Matters: The Science Behind Employee Happiness and Organizational Performance. Seu trabalho em Oxford (onde conduziu estudos sobre o tema) demonstra que o bem-estar dos funcionários é um fator crítico de sucesso, impulsionando a produtividade, a retenção de talentos e o desempenho financeiro.
A metodologia adotada pela Natura considerará um modelo de Bem-Estar baseado em seis pilares (ou drivers) considerados essenciais pelo Dr. De Neve para a promoção do bem-estar no ambiente de trabalho. São eles: Propósito e Realizações, Desenvolvimento e Segurança Psicológica, Relacionamentos, Autonomia e Flexibilidade, Remuneração e Benefícios, Risco, Saúde e Segurança Pessoal.
A medição apoiará as iniciativas e ações já existentes da Natura, visando promover cada um desses seis pilares, mas também deve fomentar novas iniciativas para as dimensões de bem-estar mental, emocional, social, ambiental, físico, financeiro e profissional. É o caso de programas bem-sucedidos, como o Serenamente (apoio à saúde mental dos colaboradores no Brasil), o berçário para filhos de colaboradores e parcerias com instituições de saúde.
