Cinema

No Circuito

Ouça este post.

Documentário retrata trajetória da travesti negra mais idosa do Brasil

Genilson Coutinho,
03/11/2025 | 21h11

Warner Bros. Discovery (WBD) anuncia a estreia de MEU NOME É TIANA, curta documental dirigido por Dafny Bastet, como parte da segunda edição do programa de aceleração de talentos Narrativas Negras Não Contadas – Black Brazil Unspoken, iniciativa de WBD Access. A produção estará disponível na HBO Max e HBO a partir de 10 de novembro, com exibição também no canal TLC.  

Aos 92 anos, a travesti negra Tiana é a mais idosa do Brasil. Moradora de Governador Valadares (MG), ela desafia as estatísticas do país que, ainda hoje, lidera o ranking mundial de assassinatos contra pessoas trans. Devota da fé católica, Tiana divide seu tempo entre orações em sua paróquia católica e a convivência com a comunidade LGBTQIAPN+.  

O documentário retrata sua relação entre fé e identidade, religiosidade e pertencimento, mostrando a trajetória de luta e inspiração de Tiana para diversas gerações. Com participação do coletivo House of Bastet, o filme é uma celebração à história e à força de Tiana, que se tornou símbolo de longevidade e resistência.  

Formada em Trilha Sonora para Cinema e TV pela AIC, Dafny Bastet é artista multimídia e realizadora audiovisual do Vale do Rio Doce (MG). A diretora de MEU NOME É TIANA também atua como editora e técnica de som, e integra o coletivo Observatório Criativo GV e a House of Bastet. Seus trabalhos anteriores incluem os documentários sobre mulheres indígenas Pataxó, além das obras ‘Nosso Tempo a Sós’ (som direto) e ‘Do Chão Não Passa’ (direção e roteiro).  

“Dirigir “Meu Nome é Tiana” para a série Narrativas Negras Não Contadas foi a realização de um sonho. Eu queria muito registrar e compartilhar com o mundo a Tiana, que é uma grande inspiração para mim. Tiana me ensina a viver com mais coragem, e eu espero que o filme também inspire outras pessoas a serem fiéis a si mesmas, sem medo de ser feliz”, diz Dafny Bastet diretora do filme. 

O programa Narrativas Negras Não Contadas, desenvolvido em parceria com a WIP Narrative Design Studio, tem como objetivo formar e impulsionar criadores negros brasileiros que estão iniciando suas trajetórias no audiovisual e ainda enfrentam um cenário de sub-representação. O projeto visa impulsionar a entrada desses profissionais em um mercado que, historicamente, apresenta barreiras de oportunidades e acesso.  

A WBD Access, é uma plataforma da Warner Bros. Discovery que atua por meio de projetos de desenvolvimento e mentoria, promovendo oportunidades reais e visibilidade na mídia. O programa funciona como um canal estratégico que conecta talentos de grupos sub-representados aos conteúdos e marcas da empresa. 

NARRATIVAS NEGRAS NÃO CONTADAS é uma produção da Endemol para a Warner Bros. Discovery, com supervisão de Adriana Cechetti e Verônica Villa pela WBD. 

SERVIÇO: 

MEU NOME É TIANA 

HBO Max – 10/11 

HBO – 10/11, às 20h 

TLC – 18/11, às 23h50