Notícias

Ouça este post.

Rodas de conversas para promoção de direitos LGBTQIA+ integram atividades da Casa das ONGs durante o período da COP 30, em Belém

Genilson Coutinho,
30/10/2025 | 22h10

A Casa das ONGs abre entre os dias 10 e 12 e 16 e 19 de novembro e oferece uma programação repleta de atividades para dar voz às demandas da sociedade civil durante a realização da COP 30 – Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. A iniciativa é uma forma de colocar a população e, especialmente a amazônida, no centro do debate sobre as mudanças climáticas. A ação é um projeto da Abong – Associação Brasileira de ONGs.

As atividades abrangem diversos segmentos, com destaque para algumas delas que focam em questões de inclusão e direitos de pessoas LGBTQIA+. Rodas de conversas vão levar para discussão desde o impacto da crise climática na luta por igualdade até o compartilhamento de experiências e vivências nos campos da política, arte e resistência.

Confira as atividades relacionadas ao eixo de promoção da inclusão de pessoas LGBTQIA+ na Casa das ONGs.

Roda de conversa “Corpos, Territórios e Resistências: Vivências LGBTQIA+ e Justiça Climática”

 Dia: 11/11/2025 Horário: 16:00-17:30 –  Tipo: Oficina/Roda

Organizações proponentes: Articulação de Lésbicas da Amazônia Paraense – ALAMP, Coletivo Sapato Preto, Coletivo LGBTI+ Luta Amazônica por Cuidados Integrais em Gênero e Sexualidade – LACIGS, Coletivo Lesboamazônidas, THEMONIAS DA AMAZÔNIA – ASCULTA, PLATAFORMA FERVO, MÍDIA NINJA, ABGLT

Ementa: A atividade propõe um espaço de encontro entre arte, política e resistência, articulando experiências de coletivos LGBTQIAPN+ que enfrentam, em seus corpos e territórios, as múltiplas violências estruturais e os impactos da crise climática. A atividade busca refletir sobre como a exclusão de vozes dissidentes se reproduzem nas agendas ambientais. Além disso, apresenta o papel de práticas culturais, artísticas e comunitárias, evidenciando que não há transição justa sem a presença das populações LGBTQIA+.

Roda de conversa “Clima de Cuidado: Gênero, Juventude e Direito à Cidade”

 Dia: 18/11/2025 Horário: 16:00-17:30 –  Tipo: Oficina/Roda

Organizações proponentes: Instituto Pólis, Casa Fluminense, Instituto Procomum, Instituto Alziras; UNIPOP, LACIGS+, Fórum Paraense de Juventudes, NaCuia, Palmares Lab

Ementa: Essa roda de conversa buscará debater como a crise climática aprofunda as desigualdades que atravessam diversos corpos nos territórios urbanos, impactando, sobretudo, mulheres negras, jovens e pessoas LGBTI+. Assim, a luta pela justiça climática a partir do direito à cidade aparece como uma estratégia comum de resistência e existência desses corpos a partir dos territórios, vinculada a mobilização do cuidado como uma prática política e um direito de todas as pessoas.

A Casa das ONGs estará aberta a todos e as atividades são gratuitas e a participação é sujeita à capacidade dos ambientes, com atividades acontecendo desde às 10h até às 19h30h. A programação completa fica disponível no site da Abong. 

Casa das ONGs
Local: Rua Cônego Jerônimo Pimentel, 315 – Umarizal
Período de realização das atividades: 10, 11, 12,  16, 17, 18 e  19 de novembro 
Horário de funcionamento: entre 10h e 23h, nas datas em que houver programação
Confira aqui a programação completa.

Sobre a Abong

A Abong – Associação Brasileira de ONGs é uma associação nacional criada em 1991 com o objetivo de fortalecer as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) brasileiras que trabalham na defesa e promoção de direitos humanos, democracia e bens comuns. A Abong atua ao lado de movimentos sociais e dialoga com governos por um mundo ambientalmente justo, com articulações e proposições para as agendas de cibersegurança, LGBTQIA+, antirracista, participação social e luta contra todas as formas de discriminação e desigualdades.