Comportamento

No Circuito

Notícias

Ouça este post.

Festival Nosso Futuro Brasil-França: Diálogos com África chega em Salvador unindo África, França e Brasil

Genilson Coutinho,
27/10/2025 | 22h10

De 5 a 8 de novembro de 2025, Salvador recebe um dos eventos mais significativos da Temporada França-Brasil 2025: Festival Nosso Futuro Brasil-França: Diálogos com África. Com foco nas relações África-França-Brasil, o Festival transforma a cidade em um palco para os grandes diálogos entre as três regiões. Exposições, concertos, performances e encontros marcam os três dias principais do Nosso Futuro.

Principal evento do Festival, o “Fórum Nosso Futuro Brasil-França: Diálogos com África – Nossos Lugares em Partilha” oferece um espaço único de encontro e reflexão, onde jovens e figuras proeminentes da África, Europa e Brasil se reúnem para discutir as cidades inclusivas e sustentáveis. Entre os participantes confirmados estão o filósofo camaronês Achille Mbembe, a ex-ministra da Justiça francesa Christiane Taubira, a ativista Erika Hilton e o pesquisador Malcom Ferdinand. Conduzido por um triplo comissariado brasileiro, beninense e francês, o programa destaca as juventudes e as novas vozes das sociedades civis brasileiras, africanas e francesas, que terão a oportunidade de se dirigir diretamente ao Presidente da França Emmanuel Macron para defender suas ideias, esperanças e soluções para um mundo mais inclusivo. As propostas e debates gerados durante o Fórum serão compilados em um documento oficial que será apresentado durante a COP30 em Belém.

Durante o Fórum, haverá ainda encontros técnicos entre cerca de 50 prefeitos e autoridades municipais do Brasil, França e África para discutir diplomacia territorial e cooperação trilateral nos setores de inclusão e sustentabilidade. Estes encontros acontecerão no Arquivo Público Municipal e representam uma preparação estratégica para a COP30.

Também nessa programação, acontece o MídiaCOP: cobertura midiática do Festival por jovens-repórteres, que traz 15 alunos brasileiros, que fazem parte da rede estadual e participam do projeto Agência de Notícias na Escola, do Instituto Anísio Teixeira (SEC), e cinco jovens franceses, do Clemi (Centre de liaison de l’enseignement et des médias d’information), para realizar a cobertura midiática colaborativa do evento. Os jovens repórteres realizarão matérias, mini documentário e entrevistas com palestrantes e participantes do Fórum em formato inovador.

Outros eventos do Festival Nosso Futuro

Trace Fest Salvador é um marco na celebração da cultura afro-urbana, reforçando a conexão desses territórios em um grande encontro de música, diversidade e inovação. O show reúne artistas locais e internacionais em uma experiência que valoriza as raízes culturais e promove o intercâmbio criativo entre territórios da diáspora africana, e nesta edição recebe a cantora franco-caboverdiana Ronisia.

O evento gastronômico As Grandes Mesas: Encontro Gastronômico França-Brasil-África, que acontece em diversos restaurantes como Restaurante Origem, Restaurante Zanzibar, Restaurante Preta Tira Chapéu, Restaurante Bóia. O projeto que conecta chefs do Brasil, da França e do continente africano por meio de residências, jantares colaborativos, demonstrações e trocas criativas. Com foco nas práticas sustentáveis e nos diálogos afro-diaspóricos, destaca as heranças africanas como elo comum entre as tradições gastronômicas brasileira e francesa, contando com cinco chefs franceses da diáspora afro trabalhando em parceria com renomados chefs baianos.

Além disso, o Festival também oferece um amplo circuito cultural com nove exposições simultâneas em importantes museus e espaços culturais de Salvador, incluindo Museu de Arte da Bahia, Museu da Arte Moderna, Museu da Arte Contemporânea, Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira, Museu Afro-Brasileiro, Aliança Francesa de Salvador, Casa das Histórias e Casa do Benin. As mostras abordam temas como arte moderna africana, videoarte e fotografia, oferecendo ao público uma rica programação de artes visuais.

Complementando a programação cultural, Cinemas do Futuro: Ciclo de Filmes da Cinémathèque Afrique apresenta 24 filmes e organiza duas mesas redondas para discutir a riqueza e a pluralidade cultural do continente e da diáspora. Com curadoria de Morgana Gama (UFBA), as sessões acontecem no Cinema Walter Silveira e Cinema da UFBA nos dias 6, 7, 8 e 9 de novembro, com abertura marcada pela exibição do filme “Njangan“, do diretor senegalês Maham Johnson Traoré.

Sobre o Festival Nosso Futuro

O Festival Nosso Futuro Brasil-França: Diálogos com África foi organizado pelo Institut français e pela Embaixada da França no Brasil no âmbito da Temporada França-Brasil 2025, em parceria com o Governo Federal brasileiro (Ministério da Cultura), Universidade Federal da Bahia, Governo da Bahia, Prefeitura de Salvador, Accor, Aliança Francesa, CUFA Brasil e CUFA França, a Fundação de Inovação pela Democracia, o Conselho Geral de Seine Saint-Denis, a Cidade e a Metrópole de Montpellier, a Cidade de Paris, a Cidade de Saint-Ouen.

Sobre a Temporada França-Brasil 2025

Iniciada pelos presidentes de ambos os países, a Temporada celebra 200 anos de relações diplomáticas com mais de 300 eventos por todo o Brasil, com foco nos três temas: democracia e globalização justa e inclusiva; diversidade e diálogo com a África; clima e transição ecológica.

“A Temporada é o momento de reencontro, um momento-incubadora para testar as melhores formas de trabalhar juntos, criar juntos, enfrentar juntos os desafios globais como o futuro do planeta ou a defesa da democracia e da diversidade cultural”, destaca Anne Louyot, comissária geral da Temporada França-Brasil.

Foi organizada pelo Institut français e pelo Instituto Guimarães Rosa, com o apoio de um extenso comitê de mecenas, incluindo grandes empresas como ENGIE, L’Oréal, LVMH e Carrefour.

Serviço:
Site Oficial:
 http://www.francabrasil2025.com
Instagram: @francabrasil2025