Mês do Orgulho LGBTQI+ | Organizações se unem para promover ações nas empresas
As políticas de inclusão em empresas têm evoluído de maneira distinta no Brasil e no exterior. Enquanto corporações internacionais estão reavaliando ou reduzindo suas políticas de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) diante de pressões políticas e sociais, o empresariado brasileiro continua avançando em suas iniciativas, reconhecendo a importância da pluralidade para a inovação e o desempenho organizacional.
Segundo o Relatório Equidade BR de 2024, feito pela Human Rights Campaign Foundation em parceria com o Instituto Mais Diversidade e o Fórum de Empresas de Direitos LGBTI+, 90% das empresas participantes da pesquisa possuem uma política de Diversidade e Inclusão (D&I) formalizada, escrita, divulgada e aplicada no Brasil, e 53% dos entrevistados afirma que essas políticas se estendem a fornecedores e/ou à cadeia de valor. A pesquisa afirma, ainda, que 66% também indicaram possuir diretrizes que permitem o compartilhamento opcional de pronomes de gênero em crachás, e-mails, redes, etc.
Porém, as políticas afirmativas ainda enfrentam resistências culturais. Isso porque quando se fala no público LGBTI+ a realidade é diferente. Cerca de 65% dos profissionais que se identificam com a sigla já sofreram discriminação no ambiente de trabalho e 28% foram assediados. Os dados são da pesquisa da consultoria Santo Caos, que coletou informações de quase 20 mil trabalhadores de empresas de todos os estados do Brasil, em diferentes setores, entre 2020 e 2022.
Quando se pensa em ações sociais voltadas a esse público, o cenário também não é positivo. Segundo o Mapa das Organizações da Sociedade Civil de 2022, gerido pelo Ipea, apenas 0,04% das organizações da sociedade civil em atividade no Brasil possuem atuação ligada ao público LGBTI+.
“Temos que reconhecer que estamos longe de ser uma sociedade que respeita e investe plenamente em práticas de diversidade e inclusão. O Brasil, infelizmente, ainda figura entre os países com os maiores índices de violência contra pessoas LGBTI+. Transformar essa realidade é um desafio contínuo, que demanda um engajamento coletivo, que inclui não só as pessoas, como também as empresas”, afirma Camila Stefano, porta-voz do Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial (CBVE), fundado em 2008 e gerido desde 2015 pelo CIEDS (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável).
Parceria entre o CBVE e o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+
Segundo o Censo 2023 do CBVE, pessoas LGBTI+ são beneficiadas em 4,7% das ações de voluntariado e inclusão de grupos em vulnerabilidade social/econômica promovidas por seus associados. É para aumentar esse número que a rede, que reúne 29 empresas e é responsável por mobilizar mais de 50 mil voluntários em ações que beneficiaram quase um milhão de pessoas em todo o território nacional, firmou uma parceria com o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ a fim de incentivar seus membros e outras empresas e organizações para garantir ações voltadas para os direitos humanos LGBTI+.
O Fórum é um movimento que agrega empresas em torno do compromisso com o respeito e a promoção aos direitos humanos LGBTI+ no ambiente corporativo e na sociedade. Em 12 anos de atividade, conta com participação de mais de 160 companhias, em sua maioria multinacionais, e gera um impacto em cerca de 1.652.000 profissionais.
“É ótimo ver as empresas assumindo cada vez mais o compromisso com ações de diversidade e inclusão, o que, por sua vez, influencia o terceiro setor. Mas ainda temos muito o que trabalhar. A parceria com o CBVE é uma grande oportunidade de aprofundar as relações com a sociedade civil para que possamos avançar nas pautas sociais em organizações não governamentais”, ressaltou Reinaldo Bulgarelli, secretário-executivo do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+.
A associação entre o CBVE e o Fórum prevê uma publicação com conteúdo relevante, mostrando como o voluntariado empresarial pode ser uma potente ferramenta para o fortalecimento da pauta de diversidade e inclusão, e um webinar – ambos com lançamento marcado para o dia 14 de julho. “Com essa nova parceria, o CBVE reafirma sua posição de referência no voluntariado empresarial no Brasil. A expertise que essa troca trará a nossos associados dentro da pauta LGBTI+ fortalecerá ações focadas nesse público e reforçará a temática dentro da nossa rede”, completa Camila Stefano. Entre as empresas e organizações confirmadas para o lançamento estão Gerdau, Pinheiro Neto Advogados, Casa Neon Cunha, Deloitte e Parada LGBTI de São Paulo.
Entre as empresas do Conselho que já possuem iniciativas que se destacam por esse viés está o Instituto C&A, que também participará do webinar do dia 14/7. Com o propósito de construir novos futuros por meio da moda, ele criou projetos como Todes na Moda e Mentoria CapaciTrans, que selecionam empreendedores(as) LGBTI+ e transgêneros para receberem mentoria e capacitação profissional de voluntários da empresa. “A ideia é que cases como esses sejam comuns no nosso dia a dia, não exceção”, finaliza a porta-voz.